ARLA/CLUSTER: Band Plan Iaru Região 1versus Band plan Portuguese (Fátima, Fado e Futebol)

Carlos Neves (CT3FQ) ct3fq ct3team.com
Terça-Feira, 9 de Outubro de 2007 - 15:39:47 WEST

Caro João Costa,
Que mais podemos fazer senão rir?
Portugal sempre foi o País dos três F's e nada, mesmo nada, pode mudar
isso.
Por isso remeto-o para uma mensagem  escrita,  há seis anos, pelo então
Presidente do Conselho de Administração da ANACOM e que é um bom
indicador da maneira de pensar do  Português:

/"Um matemático diria que no ponto 96 da abcissa da curva de crescimento
do sector das comunicações a 1ª derivada teria sido positiva, tendo
igualmente a 2ª derivada (aceleração) sido positiva em muitos serviços,
nesse ano.
/

/Um analista financeiro, que se teria verificado uma taxa de crescimento
sustentado, com alguns pontos de alavancagem em 96 promissores. /

/Um investidor, que os retornos corresponderam genericamente às
expectativas, ultrapassando-as nalguns casos, e que aguarda com
ansiedade a concretização das novas oportunidades. /

/Um consumidor, que tem visto com agrado uma diminuição progressiva dos
preços, um aumento de qualidade na oferta dos serviços, um diversificar
dessa oferta e um enfoque nítido em 96 na defesa dos seus interesses. /

/Um regulador, que, se isto efectivamente é verdade, é porque o caminho
que tem vindo a ser prosseguido é correcto, independentemente da
eventual necessária melhoria de alguns traçados. /

/Esse caminho, no quadro já assumido a nível mundial da construção da
Sociedade da Informação e das subsequentes auto-estradas (leia-se
serviços e infra-estruturas), tem vindo a ser construído com base num
"plano director", definido obviamente pelo poder político, que no caso
europeu se consubstancia nas Directivas Comunitárias e nas Leis
Nacionais, e num "plano táctico", que tem vindo a ser progressivamente
cometido a um novo poder embrionário designado de regulador. /

/E é naturalmente a resultante da realização destes dois planos que
condiciona o maior ou menor grau de desenvolvimento das comunicações. /

/Vêm estas reflexões a propósito do que consideramos ter sido talvez o
facto mais substancial de 96 na vida das comunicações portuguesas - a
manutenção, pelo novo Governo, dos aspectos fundamentais dos planos
directores e tácticos que vinham a ser prosseguidos, com intervenções
correctivas no sentido da aceleração de muitas medidas e de maior
transparência nas decisões. /

/E saliento este aspecto porque infelizmente, muitas vezes há a tentação
em certos estratos da "inteligência nacional", ou por insuficiências de
juízos próprios, ou por modas, ou, ainda pior, por mercantilismo de
interesses, de pôr em causa soluções nacionais, construídas com base em
especificidades nacionais, que funcionam, a favor da cópia de modelos de
terceiros, que certamente serão bastante válidas nos respectivos
contextos históricos e culturais, mas não tanto nos nossos."/
(...)

Senti-me tentado a comentar,  mas confesso que só percebi o último
parágrafo :-)

73