ARLA/CLUSTER: D-STAR, evoluir sim mas com valor acrescentado e pensamento estrategico....

silvioleiria silvioleiria netcabo.pt
Terça-Feira, 9 de Outubro de 2007 - 12:22:43 WEST

Caro João, 73s!
Acertaste na mouche! Concordo e subscrevo!
73s!
Sílvio Leiria
CT1BPT

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net em nome de João Gonçalves Costa
Enviada: ter 09-10-2007 12:16
Para: 'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'
Assunto: ARLA/CLUSTER: D-STAR, evoluir sim mas com valor acrescentado e pensamento estrategico....

Caro Sílvio Leiria(CT1BPT),

Como sempre, li com atenção o teu mail, alias, o que acontece com todos os aqui publicados, o que me apraz escrever o seguinte, em resposta a algumas das tuas sugestões:
"Como não é fácil estar a adquirir sempre equipamentos novos a ARR decidiu avançar no DSTAR porque se achou ser mais importante neste momento pôr à disposição dos associados um equipamento com esta tecnologia para testes e ensaios (além de ser mais acessível)."

Sem a menor duvida que é uma das funções das Associações e penso que de todos nós, tentar dentro da medida das nossas possibilidades ter acesso ao que de mais recente existe no campo das radiocomunicações.

"Antes de avançarmos para qualquer projecto de montagem de repetidores queremos ter a certeza que o investimento não é em vão, não basta montar repetidores é preciso garantir que eles sejam usados."

Sem a menor duvida e é com enorme tristeza que não ouvimos mais actividade nos actuais repetidores, hoje que temos uma profícua rede analógica, nem sempre a trabalhar nas melhores condições técnicas, é verdade. Ainda ontem á noite, um colega entusiasmado com o D-Star me perguntava se não era possível adaptar um repetidor analógico a digital..? Por aquilo que já li, tal possibilidade existe dentro de algumas limitações, mas penso que não é esse o caminho.
Acho que mudar por mudar, não faz qualquer sentido, antes sim evoluir com valor acrescentado e o mais importante, pensamento estratégico.
 As possibilidades oferecidas e que todos os dias estão a ser desenvolvidas pelo sistema são enormes. Quer isto dizer, que no meu ponto de vista, montar um repetidor digital no alto de um cabeço só por si só não faz evoluir as telecomunicações, agora tê-lo ligado á Rede Mundial e explorar todas as suas vantagens presentes e futuras, isso sim é evoluir, com valor acrescentado. Como dizia um colega brasileiro, comunicações digitais.... utilizamos todos os dias nos telemóveis, mas só para isso não vale a pena mudar.

Um exemplo, que tenho seguido com bastante atenção é o caso do CRAM - Clube de Radioamadores de Americana em São Paulo e principalmente nalguns contactos com o grande impulsionador João Roberto Ferreira (PY2JF) que com as suas reflexões e conhecimentos tem apontado caminhos a serem explorados. Estando já num estádio superior de implementação, muitas das questões e problemas levantados podem nos servir de pista para encurtar a estrada a percorrer.
Acho que com o que existe de experiência acumulada a nível mundial, a começar pelos EUA, poderemos começar a construir algo que todos nos possamos orgulhar; com cabeça, tronco e membros. Antes de fazer algo á que ter um pensamento estratégico e dai a minha sugestão de começar por definir frequências e segmentos que possam servir de referencia para um futuro plano de Bandas.

Com os meus cumprimentos.

João Costa
CT1FBF