ARLA/CLUSTER: Candidatos a testes? D-Star em Portugal.

silvioleiria silvioleiria netcabo.pt
Segunda-Feira, 8 de Outubro de 2007 - 19:47:26 WEST


Caro João, 73s!
O mundo (dos radioamadores) não pára é há que ir evoluindo na medida das possibilidades.
Da teoria, penso que o DSTAR tem enormes possibilidades mas isto não há nada como testar e avaliar me campo primeiro, (ver para crer).
 
Como não é fácil estar a adquirir sempre equipamentos novos a ARR decidiu avançar no DSTAR porque se achou ser mais importante neste momento pôr à disposição dos associados um equipamento com esta tecnologia para testes e ensaios (além de ser mais acessível).
 
Assim associados e não associados já têem  oportunidade de testar algumas das funcionalidades e depois se assim entenderem adquirir equipamento identico. Antes de avançarmos para qualquer projecto de montagem de repetidores queremos ter a certeza que o investimento não é em vão, não basta montar repetidores é preciso garantir que eles sejam usados. 
Hoje em dia bem vês por aí a quantidade de repetidores que estão às moscas...Se recordarmos a história dos repetidores de fonia, eles só surgiram algum  tempo depois de já haver muitos equipamentos de VHF e posteriormente UHF ao alcance dos radioamadores. 
 
A ARR não é uma associação rica (a não ser em ideias, trabalho e recursos humanos hi), temos de gerir os nossos parcos recursos à medida das nossas possibilidades, conseguimos com o apoio da ICOM/NAUCOM  ter cá um repetidor DSTAR em Almeirim a funcionar e já foi uma grande conquista pois já deu para "apalpar o bicharoco" (o Hermes CT1CRR foi o primeiro hihi) e fazer alguns testes interessantes.
. 
Acho que a estratégia é boa e se outras organizações tivessem essa possibilidade, a de adquirir um equipamento mais acessivel com DSTAR poder-se-ia antes de montar redes de repetidores altamente dispendiosas avaliar da viabilidade do que se quer e do que se pode fazer fazer no futuro. 
 
Da questão da solicitação de autorização para realização de experiências já estamos a tratar do assunto e tenho a convicção que a ANACOM até irá aplaudir com interesse.
 
Quanto à sugestão de frequências penso que poderemos ir pensando claro, é importante para se evitarem certas cenas bem tristes.
 
73s
Sílvio leiria
CT1BPT
 
 
 
________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net em nome de João Gonçalves Costa
Enviada: seg 08-10-2007 18:24
Para: 'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'
Assunto: ARLA/CLUSTER: Candidatos a testes? D-Star em Portugal.



Prezado Sílvio Leiria (CT1BPT),

Excelente novidade que nos trazes sobre o D-Star em Portugal e o começo dos testes.

Não querendo parecer "legalista" acho que seria muito boa ideia comunicar o facto á ANACOM solicitando autorização para a realização de experiências...?não vá o diabo tece-las.

Outra ideia, era a definição de uma frequência central em VHF e UHF ou mesmo em 1,2 GHz para efectuar esses testes, que eu saiba, somente a Austrália já tem um Plano de Bandas definido para o D-Star, que obviamente não nos pode ser aplicado.

Uma sugestão seria 145,2375 MHz, que é uma das frequências usadas no Reino Unido nos 2m, muito embora, sendo desaconselhada a sua utilização por razões obvias e de coerência ; para os 70 cm, está recomendado o segmento 433,620 a 433,780 MHz pela IARU Região 1 para as comunicações digitais "grosso modo", portanto, 433,700 MHz seria uma opção. Por fim para 23cm, entre 1298,500 a 1300,000 MHz proporia 1298,700 MHz.

Quanto a repetidores, penso que a politica mais racional será a substituição de analógicos por digitais tanto em VHF como UHF, faseadamente, e pelo seu custo, penso que em Portugal iremos ter ainda muitos analógicos por bons e longos anos.

João Costa
CT1FBF



________________________________

From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of silvioleiria
Sent: segunda-feira, 8 de Outubro de 2007 16:55
To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Subject: RE: ARLA/CLUSTER: Nova página sobre D-Star no Reino Unido / RPT Digitais na Europa / (PY2KCA) na Rede mundial.
Importance: High


Caro João, obrigado pelas informações.

Depois dos testes e das comunicações efectuadas no repetidor DSTAR em UHF instalado pela primeira vez em Almeirim (por ocasião do III Colóquio de Radioamadores) pareceu-me existirem bastantes adeptos interessados em explorar o sistema.
O problema é que o material com que se compram os "melões" (de Almeirim e doutras regiões) é escasso, no entanto a ARR já dispõe de equipamento ICOM DSTAR para testar com qualquer interessado.

Dada a localização da sede da ARR penso existirem condições para testar mesmo em simplex com colegas da zona do Ribatejo e Lisboa. Se houver alguém interessado poderemos marcar um QTR e começarmos a testar as particularidades e vantagens que o DSTAR nos pode oferecer.

Como os equipamentos disponíveis no mercado tanto trabalham em modo convencional como em DSTAR se calhar era bastante interessante tirar algumas dúvidas e efectuar comparações mas, tendo por base alguns ensaios já efectuados, penso que muitos ficarão deveras surpreendidos...

Candidatos a testes? se existirem contactem geral  ct1arr.org e vamos marcar datas e horas, é preciso é dinamizar o radioamadorismo!!!

73s
Sílvio Leiria
CT1BPT



_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster


-------------- próxima parte ----------
Um anexo que não estava em formato texto não está incluído...
Nome : não disponível
Tipo : application/ms-tnef
Tam  : 8323 bytes
Descr: não disponível
Url  : http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20071008/6383af94/attachment.bin


Mais informações acerca da lista CLUSTER