Re: ARLA/CLUSTER: Nova página sobre D-Star no Reino Unido / RPT Digitais na Europa / (PY2KCA) na Rede mundial.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 8 de Outubro de 2007 - 17:36:19 WEST

Eu sou um dos interessados. Estou mesmo a pensar em breve comprar um
transceptor equipado para o efeito. Espero que o interleaving do software
usado no sistema, seja suficientemente efectivo, para não haver cortes
(chamados dropouts) como problema da distorção de fase provocada pelas
reflexões. Na maioria das vezes, o problema com este tipo de comunicações
são as comunicações móveis, que sofrem mais com o problema das reflexões. As
reflexões normalmente em FM provocão distorção de fase e isso nota-se numa
ligeira distorção no audio. No entanto, nas comunicações digitais, provoca a
chamada "interferencia intersímbolo", que se traduz em dropouts. Devido a
este problema, tambem detectável na broadcasting em DAB, mesmo com sinais
fundo de escala, podem acontecer dropouts. Para comunicações fixas e em
links, acredito que seja um excelente sistema, até porque pelo que eu sei, o
SNR necessário para uma descodificação proxima de 100% das frames, é
bastante baixo!

73 de CT4RK

2007/10/8, silvioleiria <silvioleiria  netcabo.pt>:

> Caro João, obrigado pelas informações.
>
> Depois dos testes e das comunicações efectuadas no repetidor DSTAR em UHF
> instalado pela primeira vez em Almeirim (por ocasião do III Colóquio de
> Radioamadores) pareceu-me existirem bastantes adeptos interessados em
> explorar o sistema.
> O problema é que o material com que se compram os "melões" (de Almeirim e
> doutras regiões) é escasso, no entanto a ARR já dispõe de equipamento ICOM
> DSTAR para testar com qualquer interessado.
>
> Dada a localização da sede da ARR penso existirem condições para testar
> [...]

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta.
Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).