RE: ARLA/CLUSTER: CT1BPT e a entrevista à TSF

silvioleiria silvioleiria netcabo.pt
Domingo, 7 de Outubro de 2007 - 15:51:33 WEST


Caro colega Proença, 73s!
 
Obrigado pelos comentários. Devo esclarecer que eu não consegui nada junto da TSF em termos de entrevista, isto é, a TSF convidou-me para uma conversa informal sobre radioamadorismo, tendo chegado até mim através de um site na internet. 
Perante este convite,   tendo o grande público como "alvo" tentei esclarecer e sensibilizar os ouvintes para a matéria em questão, daí também ter previlegiado o uso de uma linguagem simples, clara e acessível a qualquer pessoa.
 
O programa foi em directo, algum nervosismo inicial, cometi algumas gafes no inicio é verdade e assumo-as (que me perdoem os colegas dos Açores (esqueci-me do CU) e também a ANACOM porque a atribuição dos indicativos não é aleatória como referi mas sim sequencial.
 
Deixei muito mais  para dizer do que aquilo que disse, fiquei com muita pena de no dia do 50º aniversário do lançamento do Sputnik I não tenhamos tido tempo para esse tema, (embora inicialmente estivesse previsto ser um um dos temas a abordar e ser a razão da entrevista ser no dia 4 de Outubro), de não aprofundar o tema da Protecção Civil e mais três tópicos que me iriam dar muito gosto conversar.
 
O relógio andou depressa demais e dentro das limitações impostas pelo jornalista, tentei gerir a oportunidade e tentar passar para o éter a melhor imagem possível dos radioamadores, assim como algumas mensagens que considero muito importantes e oportunas.
 
Quanto ao que refere do QSO confesso-lhe que a única coisa que sabia era que me garantiam que a recolha tinha sido feita no Porto em casa de um radioamador. A primeira vez que ouvi aquele apontamento foi no estúdio quando foi para o ar. Eventualmente e dada a situação teria sido mais formal que é como se deve ser sempre, no entanto acho que foi excelente a intervenção do colega Manuel sobre as interferências provocadas pelas redes de televisão por cabo.
 
Em resumo, são precisas mais oportunidades para que dignifiquemos o radioamadorismo!...
 
73s
Sílvio Leiria
CT1BPT
________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net em nome de José Luis Proença (CT2GZB)
Enviada: dom 07-10-2007 6:07
Para: cluster  radio-amador.net
Assunto: ARLA/CLUSTER: CT1BPT e a entrevista à TSF


Quero dar os parabéns ao colega Sílvio Leiria por ter conseguido a entrevista à TSF que, sendo uma rádio com audiência nacional, conseguiu chegar a muita gente e assim explicar o que é isto do radioamadorismo. 
 
É claro que devido ao formato do programa não é em horário nobre mas, é bem melhor que nada. Nós precisamos é disto. Divulgação do que fazemos bem. A parte de explicar como podemos actuar a pedido da ANPC em caso de necessidade foi muito boa, sim senhor.
 
Gostei da entrevista mas tenho uma pequena crítica a fazer. Aquele QSO em que um dos colegas diz o indicativo sem o prefixo... Deve ser algum "mal" Ibérico por que os colegas espanhóis fazem a mesma coisa:
 
 "-3KXPT para o 9YKZS, isto aqui no país ao lado. Cá pelo burgo é igual:
 
"-colega palavrinha para si. 1YY para  2XXX." Tanto nos 40 metros como V/UHF.
 
Colegas com sufixo de duas letras classe A dar exemplos destes os "novatos" escutam e devem pensar:
 
"-Epá isto de dizer o indicativo sem CT tem pinta até os mais velhos usam!!!?"
 
Numa altura em que se discutiu e discute atribuição de novos indicativos que tal começar a dizer o indicativo actual completo?
 
Desculpem mas...é só uma sugestão.
 
73 de CT2GZB - José Luis.
-------------- próxima parte ----------
Um anexo que não estava em formato texto não está incluído...
Nome : não disponível
Tipo : application/ms-tnef
Tam  : 7231 bytes
Descr: não disponível
Url  : http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20071007/0022e1f3/attachment.bin


Mais informações acerca da lista CLUSTER