ARLA/CLUSTER: Estou sendo fiscalizado! E agora? Cronica do Brasil.Por Gerson Motareli(PY2BRZ)

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 3 de Outubro de 2007 - 14:15:34 WEST


Estou sendo fiscalizado! E agora?

É vida de radioamador é complicado!! Trabalho, filhos, esposa, sogra, e por ai vai. Muitas vezes e sem querer acabamos causando algum tipo de interferência a esse ou aquele vizinho ou até mesmo dentro de nossa casa.

Nada como uma boa conversa para se chegar a uma solução amigável, mas sempre tem aquele vizinho chato, pentelho que não conhece nosso hobby e tem na sua pequenina cabecinha que o radioamador só causa interferência em sua televisão e que ele não está mais conseguindo assistir a novela das oitos!

Ai pinta a brilhante idéia!!!! naquele vizinho chato, pentelho que não conhece nosso hobby:

- Vou acabar com meus problemas! Alo!! aqui é o Fulano, eu gostaria de denunciar uma radio.. radioamador, aqui perto tem um cara com umas antenas enormes em cima do telhado e vive saindo na minha televisão, no aparelho de som, acho que é uma radio pirata!!

O outro lado responde:

- Pois não Sr. Fulano, me passe ai o endereço desse Sr.

Ai ele passa todas a informações e fica lá torcendo para eles virem rápido (e acreditem... eles vêem rapinho)

Num belo dia, sem ao menos que se espera, bate em sua porta, eles!! os fiscais, devidamente parlamentado, malas, freqüêncimetros, rolinho de arame (para lacrar seu radio, sua antena, etc), lacre amarelão! carteira de fiscal numa mão e a denúncia na outra.

E o radioamador:

- E agora!!! ta tudo acabado!!! Vou morrer!!! Já era!!!

Calma, calma, calma!!! muita calma nessa hora.

Abaixo segue algumas dicas de como se proceder numa fiscalização:

- Nunca deixe de receber os fiscais bem, trate-os com educação e respeito;

- Tenha em mãos sua licença, seu coer, o recibo do fistel pago;

- Tenha em mãos recibos e nota fiscal do radio, notas fiscais das antenas, cabos coaxiais, conectores, etc (melhor pecar por excesso do que por falta!!);

- Tenha uma cópia da certificação e homologação dos seus equipamentos, facilita o trabalho do fiscal;

- Certifique-se antes que todos seus equipamentos operem dentro da faixa de freqüência e potência permitida para sua classe (NADA DE RÁDIO ABERTO).

- Seje cortês com o fiscal (sei que nessa hora da vontade de pular no pescoço do cara, mas temos que respeitar o trabalho dele), faça todos os testes necessários e solicitados pelo fiscal;

- Agora com relação a interferência, procure no ato da fiscalização comprovar junto ao denunciante se realmente você está atrapalhando sua novela, então faça uma transmissão e gentilmente, eu disse gentilmente solicite que o fiscal se dirija a residência do seu vizinho (o pentelho) para verificar se realmente você está saindo no aparelho de som, na televisão, no telefone, etc. etc.

Agora se seus equipamentos não forem certificados e homologados... hummm.... cuidado! A rapadura é doce, mas não é mole não!! Se sua estação está nessa condição, sugiro (se você quiser fazer o que está escrito ai embaixo, é problema seu!!):

- Peça para Xtal atender a porta e educadamente informar aos fiscais que o responsável pela estação não está no momento e encarecidamente solicite que voltem ou agendem outra visita ou...

diga que não mora na casa, que só está tomando conta, que nem sabe para que serve aquelas antenas e rádios e que sem a permissão do dono (na verdade ele é o dono de toda a parafernalha, radio, lineares, atenas, etc) eles não podem fiscalizar e que voltem e outro dia...

Pirata e clandestinos... não são incomodados....

Já os radioamadores....

Bom voltemos ao nosso radioamador desavidado!!!

- Após a Xtal despachar(não confundam com despacho de macumba!) os fiscais, procure dar uma ordem na sua estação, organizando rádios, recibos, licença, coer, fistel, etc.

- Se a Xtal não conseguir despachar os fiscais e seus rádios estiverem com a homologação e certificação vencida, de um jeito de guarda-los, se na hora não tiver como, então convide os fiscais para tomarem um café, um suco(se puder... coloque um pouquinho de laxante no suco.....), ofereça um pão de queijo (tipo borracha mesmo...), um lanchinho (pode ser pão com epa!) enquanto isso sua Xtal, seu filho ou sua sogra guardam tudo no armário e bem escondido(mas nesse caso, um bom treino antes com a turma vale muito a pena!!! ensina-los desconectar os cabos, antenas, fonte, etc);

- Feito isso, e após o cafezinho, encaminhe os fiscais até sua estação e se perguntado dos equipamentos, diga que foi vendido, pois estava precisando de QSJ (diga que é dinheiro, se não eles não entendem), e que as antenas também serão vendidas posteriormente.

Finda a fiscalização bate aquela vontade de colocar a estação no ar novamente, então procure adquirir somente equipamentos devidamente homologado e certificado.

Não se iluda com o que muitos apregoam por ai o tal direito adquirido. Se seus rádios não forem certificados ou homologados, procure outros colegas radioamadores que tenham equipamento igual ao seu e rateie os custos de homologação e certificação.

Procure resolver todas as interferências amigavelmente; sempre tenha seus equipamentos operando dentro da faixa e potência permitida de acordo com sua licença; de vez enquando sai perguntando aos seus vizinhos se você esta causando alguma interferência em seus aparelhos e se prontifique para resolvê-las.

Espero com essas poucas palavras, te-lo ajudado de alguma forma.




Mais informações acerca da lista CLUSTER