=?ISO-8859-1?Q?Re:_ARLA/CLUSTER:_Espanha_j=E1_opera_entre_os_7, _1~7?= =?ISO-8859-1?Q?, _2_MHz_e_51, 0~52, 0_MHz_desde_o_dia_24_de_Novembro?=

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 27 de Novembro de 2007 - 15:54:59 WET

Caros colegas
Concordo plenamente com o colega Matias!...Temos muito por aproveitar no
radioamadorismo portugues, e nem de longe ocupamos 1/10 das frequencias que
nos são atribuidas e autorizadas. Por exemplo, os 80m teem estado
espetaculares nesta ultima semana!...Quantos CTs lá apareceram?...Meia duzia
deles em relação às dezenas de EAs, F, DL, e até URs; UT, etc. Nos 40m então
nem se fala. pois se não se fizer uma dúzia de chamadas, e tem de ser  em
7070 KHz  ninguem aparece. Ainda alguem me vai explicar porque é que os
amadores portugueses querem mais frequencias nos 40m, quando só operam em
7070KHz. Acho que é ainda o hábito dos canais!!!  Causa-me uma impressão
terrivel, quando alguns poucos amadores se juntam invariavelmente nos
7070KHz, mesmo que estes estejam ocupados ou cheios de QRM, e teimosamente
estão ali, quando na maioria dos casos teem dezenas de KHz limpos logo ao
lado!. O cumulo é quando eu faço uma chamada em 7069, e amávelmente me
informam do seguinte: "O colega está fora de frequencia"...Eu fora de
frequencia?...Sim sim! O colega está em 7069 e não em 7070KHz!.... Bom isto
parece anedota mas é real!...Eu tenho permissão para operar acima de 7100
KHz e até hoje, a unica estação que contactei lá foi CT1FBF/1, e todos os
outros QSOs foram para fora da Europa!...Por isso, o que o colega Matias
referiu, tem toda a razão de ser.

73 de CT4RK

Em 27/11/07, antonio matias <ct1ffu  hotmail.com> escreveu:

> Caros colegas.
>
> Permitam-me que discorde da vossa opinião em relação ás diferenças entre
> CT's e EA's.
> è bom lembrar que aqui há poucos anos o radioamadorismo em EA estava
> completamente asfixiado pela burocracia e pela rigida legislação.
> Hoje passaram do 8 para 80 e abandonaram até as mais elementares normas do
> radioamadorismo intercional, tal  como as classes, em prejuiso das mais
> altas, claro está, que isto há que tabelar por cima para agradar a todos.
>
> Não concordo  e lamento até a posição de desagrado de alguns colegas
> [...]

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta.
Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).