ARLA/CLUSTER: Calculador de Propagação, tipo troposférica, para VHF e UHF.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2007 - 18:46:22 WET


Prezados Colegas,

Disponivel em:
http://www.radionews.es/cal.html

Podendo aceder aos Dados em:
http://www.meteo.pt/pt/observacao/superficie/observacaoEmaGeral.jsp?regiaoRadio=14&regiao=14&tipoObs=pres

 Efeitos da atmosfera

 De uma forma geral, a atmosfera exerce uma influência importante na propagação de ondas de rádio em VHF e UHF.

O efeito da chuva pode ser percebido para frequências acima de 8 GHz, aproximadamente, causando atenuação, espalhamento e despolarização da onda propagante. Considerando-se a faixa de frequências utilizada em comunicações móveis, a chuva não apresenta problemas a esses sistemas.

 Outro efeito atmosférico importante, e que abrange todo o espectro de radiofrequências, é a refracção atmosférica. A pressão atmosférica, temperatura e humidade variam com a altura, provocando variação no índice de refracção atmosférica, dependente desses três parâmetros. As consequências da variação do índice de refracção podem ser agrupadas em refracção:
- por encurvamento na trajectória dos raios, regido pela lei de Snell da refracção;

- por espalhamento devido à formação de porções da atmosfera ("bolhas") com índice de refracção significativamente diferente do índice de refracção das vizinhanças;

- por dutos, condição especial de comportamento do índice de refracção, caracterizada pela inversão de seu gradiente entre certas alturas, fazendo com que a propagação da onda possa desviar-se da trajectória desejada (em sistemas ponto-a-ponto) sendo canalizada ao longo daquela região e podendo, inclusive, gerar interferência em sistemas distantes.

Embora a refracção seja gerada por uma variação uniforme do índice de refracção, decrescente com o aumento da altura, e esteja sempre presente na atmosfera, os outros dois fenómenos constituem situações anómalas no comportamento do índice de refracção.

 As condições anómalas são determinantes na propagação troposférica, afectando especialmente enlaces em microondas de algumas dezenas de quilómetros. Essas condições não são características da propagação terrestre. Porém, a variação temporal do índice de refracção pode afectar também a propagação nos sistemas de comunicações móveis. A dinâmica do índice de refracção é um dos factores que contribuem para o desvanecimento em larga escala do sinal. Qualquer outra causa de atenuação devida à atmosfera (gases e neblina, por exemplo) não tem influência relevante.

(Fonte:ASPECTOS DE RÁDIO - PROPAGAÇÃO (3) por Marcio Eduardo da Costa Rodrigues)






Mais informações acerca da lista CLUSTER