ARLA/CLUSTER: Re: WiFiber Local Loop.

Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2007 - 18:51:18 WET

[http://www.radionews.es/imnoticias/1140719438.jpg]

________________________________
From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of Carlos Mourato
Sent: quinta-feira, 15 de Novembro de 2007 18:41
To: nobre.santos  netvisao.pt; Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Re: WiFiber a tecnologia que vem revulocionar as ligações sem fios.

Colega Jorge

Ao que eu entendi, este tipo de tecnologia por radio destina-se a implementar as comunicações até ao ponto chamado de "last mile". Assim sendo, é mesmo para utilizar em ligações ponto a ponto, ou talvez em salas de reuniões , centros comerciais, aeroportos etc. Mas sempre praticamente em linha de vista. Este sistema vem colmatar o problema da montagem de cablagens em grandes cidades, e com a criação de um ou vários backbones com capacidade de resposta. Ligado a este sistema, bastava um pequenissima parabólica em cada edificio que estivesse no alcance visual, para ter banda larga efectiva e sem cablagens pelas ruas fora. Lembre-se que nestas frequencias, uma parabolica de 15 ou 20cm de diametro teria um ganho enorme! Enfim! a ideia não é nova, e ja no principio do seculo XXI eu vi no Brasil milhares de pequenas parabolicas de rede, direcionadas para torres de radio, onde estaria instalato um ponto de acesso, que depois fornecia NET por radio aos diversos QTHs. A unica diferença é a largura de banda e a frequencia, pois o principio é quase o mesmo.

73 de CT4RK