ARLA/CLUSTER: Clube Escolar

Mariano Gonçalves ct1xi sapo.pt
Terça-Feira, 13 de Novembro de 2007 - 08:12:48 WET

Caro Prof.. Paulo Sousa,

Os minhas saudações, e muitos parabéns pela sua iniciativa. Um exemplo a seguir.
Pessoalmente tenho pena de estar aqui tão longe de Gouveia, para o poder ajudar no seu trabalho, que acho determinante, para a educação das crianças e jovens quer estudantes, quer à procura do primeiro emprego.

Participei na fundação de uma ONGD, a AMRAD (www.amrad.pt) é uma associação exclusivamente dedicada à educação e desenvolvimento, que mantém actividade de facto desde 1998, e trabalha justamente através da multidisciplinaridade que o radioamadorismo nos propicia, e tem resultado.
Anualmente, participam mais de 1.500 crianças e jovens, de estabelecimentos do ensino básico, secundário, politécnico e universitário, e também de formação profissional, incluindo organismos oficiais, no âmbito da formação técnica, designadamente forças militares e para-militares, com as quais se desenvolvem quadros de cooperação, com palestras e acções de treino e formação em tecnologias de radiocomunicações seguras e tácticas.

Para facilitar o acesso dos alunos e das pessoas, a AMRAD teve de criar dois espaços públicos dedicados, em 2000 o Observatório Aeroespacial de Oeiras - CS1RAD sedeado em Oeiras e mais vocacionado para os ensinos básico e secundário, e em 2006 o Centro Espacial Português - CS5CEP este sedeado no Parque de Ciência e Tecnologia de Oeiras, um espaço ao serviço da universidade, mais dirigido para a investigação e desenvolvimento, mas não exclusivamente, pois pode ser visitado e empregue em acções de sensibilização dos alunos do ensino secundário, com o fim de os poder vocacionar para a tecnologia e ciência de nível universitário.

A AMRAD dispõe ainda de um pequeno atelier oficina e laboratório radioeléctrico de desenvolvimento e construção modular, que não está aberto ao público, é para uso exclusivo dos trabalhos em curso, nomeadamente para uso da AMSAT-CT, como o desenvolvimento modular de satélites e a construção de simuladores de satélites, por balões estratosféricos.
A associação dispõe de algum material dedicado à educação e sensibilização das crianças e dos jovens, que foi cedido mediante acordo (a algumas associações) mas que infelizmente não tem conseguido recuperar e dedicar de novo aos interesses juvenis e educativos (o fim a que se destinam).

Sugiro que ao invés de adquirir uma antena, insira o seu desenvolvimento e a sua construção, como tema de participação dos próprios alunos e da escola.
Nós conseguimos introduzir esse conceito até em escolas do ensino básico, onde os alunos e até os país, construíram receptores de rádio e participam nas acções, aos fins de semana.
É tudo uma questão de, quer de tempo (essencial), quer de organização. Tanto mais que, e no caso da sua escola, sendo uma antena para a faixa de VHF é fácil de adquirir os materiais e de a construir, com os mesmos ganhos e eficiências radioeléctricas (embora possa deter no final, um aspecto físico diferente).

Caso a nossa pequena associação, consiga recuperar esse material disperso, que não nos tem querido restituir, seguramente que os poderíamos auxiliar, mediante a cedência de algum material por um acordo de comodato, formalizado.

É muito importante que os amadores de rádio, promovam esse tipo de iniciativas, já que, infelizmente, a generalidade do movimento associativos português, não está vocacionado e ou disponível para esse modelo de intervenção educacional e cultural.
Naturalmente que essas acções exigem imenso tempo e muito trabalho (individual e de grupo) mas é gratificante, ver que, algumas dessas crianças e jovens, ficam, inevitavelmente mais despertos, para estes temas de tecnologia e de ciências da rádio, que afinal de contas para cada um de nós, são tão gratificantes e divertidas.

Eu desde a criação do observatório em Oeiras no ano 2000, que coloquei todo o meu melhor equipamento de LF, HF, VHF, UHF e SHF, no fundo as minhas melhores estações de rádio de sempre, ao serviço dessa associação, deixando mesmo de fazer rádio em minha casa e no meu shack. Divirto-me muitíssimo mais a partilhar alguns conhecimentos que tenho, com esses jovens e crianças. Mas isto são outras opções, próprias de outras idades e outras experiências de vida, coisas dos tempos.

Finalmente: tenho um imensa pena, de ter nascido aqui na região de Lisboa, onde afinal de contas as crianças e os jovens tem de tudo, nalguns casos, até em demasia, e no fim, não fazem quase nada. Sabendo que noutras regiões do nosso país, outras crianças (da interioridade) estão ansiosas de partilhar novas experiências e vivências, mas a demografia, é assim. Isto é fruto da desigualdade que nos é imposta.

Tudo isto deveria ser um movimento de difusão cultural, onde o amador de rádio, através do interdisciplinaridade do próprio Radioamadorismo, deveria saber promover e sustentar esses factores de integração e protecção cultural, educativa e social também, prevenindo comportamentos de risco e até aditivos, que nas grandes áreas metropolitanas são um risco permanente.

Em baixo (anexo), pode ler um Curriculum necessário às candidaturas para o Serviço de Amador e Amador de Satélite de um país fora da Europa, veja bem, o grau de elevação em que o Radioamadorismo seria tido (e é para quem o exerce com elevação) caso fossem cumpridos por todos os países, tudo aquilo que cada um de nós amadores poderíamos ganhar de conhecimento, saber e outras culturas.

Portanto Prof. Paulo Sousa, nunca desista, e prossiga nessa batalha, porque vale de facto a pena, esse é o maior e o mais generoso DX que qualquer amador de rádio deveria saber fazer e cumprir, embora tenha todo e pleno direito de ser diferente e optar por outras formas de intervenção, individual ou de grupo.

Cumprimentos,

Mariano, CT1XI (ex. CR6XI)

The candidate for the Amateur Radio and Amateur Satellite Service is expected to have a very basic knowledge and must be able to add, subtract, multiply and handle fractions:

1. Basics Units and symbols

b. Electrical circuits

c. Power and resistance

d. Ohms Law

e. Alternating currents and voltages

2. Frequency and wavelength

3. Transmitters

a. Block diagram of a simple transmitter

b. Modulation types

4. Receivers

a. Block diagram of a simple receiver and detector

5. Feeders and Antennas

a. Feeders, coaxial and suitable plugs

b. Antenna types, dipole, ground plane, end fed wire

c. Antenna matching

d. Antenna Tuning Unit

e. Standing waves and SWR meters, radiated power and e.i.r.p.

f. Dummy loads

6. Propagation

a. Wave propagation

b. Range