ARLA/CLUSTER: HF Communications Warning

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quarta-Feira, 7 de Novembro de 2007 - 20:19:12 WET

As condições actuais, de raio X podem ser vistas aqui em tempo real
http://www.swpc.noaa.gov/rt_plots/xray_1m.html  Claro está que estas
condições são válidas para o periodo diurno, mas é interessante ver a o
"range" de intensidade de potencia por m2, que neste preciso momento está
abaixo de A, o que corresponde a uma potencia menor do que 10 elevado a -8
/watts por metro quadrado, enquanto a flares que causam "estragos" em HF, (
classe M e superiores )podem chegar a 10 elevado a -3 / watts por metro
quadrado.

73 de CT4RK