ARLA/CLUSTER: Estamos de parabens

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 19 de Maio de 2007 - 22:02:09 WEST

Caros colegas

Hoje estou orgulhoso de ser amador de rádio. Decorre durante 3 dias, como
muitos sabem, um simulacro coordenado pelo SNBPC em Carnaxide, e pelos CDOS
distritais, em que os amadorers de radio foram chamados a provar a sua
eficácia. Quero confessar que estou agradavelmente surpreendido , não só
pela eficácia demonstrada, com a ajuda da propagação é um facto, mas
principalmente pelo civismo  e espirito de voluntariado demonstrado por
todos os amadores participantes, e mesmo por aqueles que estando apenas na
escuta, me levam a acreditar,  que estariam prontos a responder a qualquer
uma solicitação na sua região.  As falhas detectadas até ao momento foram
alheias aos amadores de rádio. Confesso que estava com medo, que devido à
frequencia escolhida em 40m, os 7090 KHz, que a meu ver é  completamente
inadequada,  houvesse uma chuva de portadoras, ou outras perturbações, que
prejudicassem o desempenho das nossas comunicações. Tal facto não se veio a
verificar, felizmente para todos nós, e foi possivel demonstrar até ao
momento, que os amadores, são na realidade um recurso de comunicações  muito
importante, senão mesmo o mais importante a nivel de recursos humanitários
em qualquer país. Assim, com este procedimento, que inevitavelmente terá eco
entre as altas individualidades, estaremos possivelmente no caminho
correcto, para que mais tarde sejamos reconhecidos como elementos uteis
socialmente, e não como "terroristas" que andam a escutar as comunicações da
policia.
Ainda sobre este facto, lanço aqui o meu mais acentuado
desencanto,discordia, desilusão e desagrado, para  com a comunicação social
portuguesa, que sobre estes acontecimentos nem uma palavra até ao momento
teve o bom senso de dizer (pelo menos que eu saiba, e poderei estar errado).
No entanto apressou-se a fazer um eco estrondoso, de quando um palerma
qualquer, que se disse radioamador, apareceu à procura de protagonismos a
dizer que escutava, os aviões, a policia, os bombeiros etc!...Eu tambem
escuto tudo e ninguem tem nada a ver com isso. Infelizmente a comunicação
social portuguesa, parece ela tambem , apenas se interessar por noticias
sensacionalistas, especulações,  ou qualquer coisa relacionada com futebol.
Se fosse um jogador qualquer que tivesse uma simples entorse e não treinasse
no campo do "Zé careca", isso fazia de imediato noticia de abertura de todos
os jornais e telejornais. Neste país de fanatismos futebolisticos a unica
coisa que conta é quem é que joga contra quem, quem é que vai ser o maior,
quem é que fica de fora etc...O resto não tem interesse...é apenas um
acontecimento local, que nada trás ao país nem aos portugueses.
Mas deixem de lado isso!...O jornalismo honesto e de qualidade vem sempre
assinado por alguem!...Um dia ainda vão dizer bem de nós, se todos unidos
como agora, tiver-mos capacidade de demonstrar que afinal existimos e somos
capazes. Ao jornalismo que se pratica nestes moldes em Portugal, apresento
aqui o meu mais profundo desagrado, e o meu vincado protesto,  como
consumidor de noticias e cidadão portugues de pleno direito que sou.

Pela parte dos amadores de rádio, que tão elevado civismo e espirito de
colaboração mostraram...A todos, e apenas como um simples amador de radio
que sou, pelo vosso esforço  em prol da comunidade,  o meu sincero muito
obrigado.
Continuemos assim que vamos no bom caminho.

73 de CT4RK

Carlos Mourato   Sines

--
BPL/PLC ......No thanks!!!