ARLA/CLUSTER: RE: Reflexão Lunar - EME

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 18 de Maio de 2007 - 16:37:26 WEST


Que eu sai Fabiano esta foi a segunda vez que um indicativo português conseguiu contacto por rebote lunar com a Australia. 
 
O primeiro foi o Tiago Frederico-CT1WW nos anos 80 do seculo passado desde Nagoselo Do Douro - IN61GF, um verdadeiro pioneiro a nivel mundial e que infelizmente morreu permaturamente, pois é para mim o "Grande Pai" do radioamadorismo em 50 MHz e superiores em Portugal.
 
A importancia deste homem é imensa, mas infelizmente os portugueses não valorizam os seus e muitos desconhecem o que representou este homem para Portugal e para o Mundo.
 
Um dia, quando se fizer a historia ,este e outros como ele, merece um lugar de destaque. Efectivamente o Joachim (Joe)Kraft CT1HZE/DL8HCZ  conseguiu uma maior distancia.
 
João Costa
CT1FBF

  _____  

From: Fabiano Moser - PY5RX [mailto:fabianomoser  gmail.com] 
Sent: sexta-feira, 18 de Maio de 2007 8:52
To: ARLA - Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano
Subject: Reflexão Lunar - EME


O amador de rádio alemão, Joachim Kraft CT1HZE/DL8HCZ residente em Portugal, no Algarve, efectuou no dia 20 Dezembro de 2006 uma comunicação via rádio, que utilizou a Lua como reflector passivo, a chamada reflexão lunar, permitindo comunicar com Nick Wallace, ZL1IU da Nova Zelândia.

A estação de Nick Wallace, ZL1IU empregou um dispositivo de 4 antenas Yagi de 12 elementos e um emissor de 500W, enquanto que do Algarve, Joachim Kraft CT1HZE, estava equipado com 1,5 kW e 4 antenas Yagi de 11 elementos. 

O grande feito, é que ambas as estações venceram uma pequena distância terrestre de apenas 19.685 km, mas para tanto tiveram de percorrer a distância de ida e volta à Lua, que são mais de 785.000 quilómetros de distância. 

A Lua esteve visível para ambos os continentes, durante um período de apenas 10 minutos.

O path-loss desta ligação radioeléctrica foi de nada menos do que 194 dB, mais a atenuação do solo lunar, ao invés de uns meros 160 dB no caso puderem fazer uma ligação em linha de vista com 19.000 km.

Ver mais em: http://www.arrl.org/?artid=7049 <http://www.arrl.org/?artid=7049>  

73 Fabiano PY5RX







Mais informações acerca da lista CLUSTER