ARLA/CLUSTER: Projecto "Village Radio" é uma realidade na Beira Serra (vide no Site Princesa do Alva)

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 16 de Maio de 2007 - 17:34:49 WEST


Projecto "Village Radio" é uma realidade na Beira Serra  
 COMUNIDADE - 15-05-2007 08:57 
 
Uma comitiva constituída por 28 finlandeses das regiões de Joensuu e Kalakukko deslocou-se à região da Beira Serra nos dias 8, 9 e 10 de Maio, de forma a dar a conhecer, sobretudo às rádios locais, o projecto "Village Radio" que já está a ser desenvolvido na Finlândia, com o objectivo de aproximar as populações às rádios locais no que concerne à realização de programas de rádio, recorrendo às novas tecnologias de informação e comunicação. Juntaram-se a esta comitiva, para além dos técnicos da ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra que, no âmbito do PIC LEADER +, desenvolveu este projecto de cooperação transnacional, 12 portugueses, em representação da Rádio Boa Nova, de Oliveira do Hospital, Rádio Clube de Arganil, de Góis, Tábua e da Associação Juvenil CUME, que durante os três dias receberam formação.

Este projecto começou a ser desenvolvido na Finlândia há cerca de três anos, com o intuito de ser "a voz das vilas", uma vez que "não são os jornalistas a fazer os programas mas as próprias pessoas", denominando-se assim o "jornalismo dos cidadãos". Desta forma, Seppo Mustonen, responsável pela formação, deu como exemplo a Radio Rex, onde em 2005 foram transmitidos mais de 60 horas de programas deste género que contaram com a participação de mais de 100 pessoas, conseguindo um total de cerca de 200 mil ouvintes.

Transportando esta ideia para Portugal, o formador começou por revelar que a intenção desta formação foi "fazer programas de rádio em conjunto entre Portugal e Finlândia", de forma a permitir o relacionamento entre pessoas de línguas diferentes. Estando envolvidas nesta parceria quatro rádios, duas finlandesas [Rádio Rex e Radio Oikea-Asema] e duas portuguesas [Rádio Boa Nova e Rádio Clube de Arganil], a ideia foi produzir programas que incluíssem pequenas entrevistas realizadas na região da Beira Serra, complementadas posteriormente com música popular tradicional das próprias localidades.

Desta forma, formaram-se pequenos grupos luso-finlandeses para tomarem contacto com equipamentos a utilizar na realização dos referidos programas, neste caso, os gravadores digitais, os microfones e os programas de edição de som. Para além disso, os participantes começaram por realizar pequenas entrevistas entre si e escrevendo alguns slogans de modo a publicitar a sua terra, que posteriormente foram lidos pelos formandos da língua adversa, um exercício que estabeleceu, deste modo, um primeiro contacto entre finlandeses e portugueses.

No dia seguinte, quatro grupos foram para o "terreno" realizar as respectivas entrevistas, no caso do Sarzedo, fez-se uma visita à Queijaria da Quinta do Ribeiro, em Côja, o entrevistado foi Nuno Mata, responsável pelo site da Princesa do Alva, em Mouronho, os formandos tomaram contacto com uma instituição de apoio a crianças e idosos e com a Tuna Mouronhense, e em Avô, a reportagem incidiu sobre as potencialidades turísticas desta região, sendo entrevistado o presidente da junta de freguesia. Durante a tarde, no Centro Cultural Dr. Vasco de Campos, em Avô, finalizaram-se os trabalhos, com a sua edição no computador.

No final do dia, apresentou-se o balanço das actividades desenvolvidas e da implementação deste projecto na região da Beira Serra. José Cabeças, presidente da ADIBER, agradeceu a presença e o empenho de todos os participantes neste projecto, realçando que "está a acontecer da melhor maneira". "Tenho a certeza que este projecto vai ter enorme sucesso", advogou o dirigente da ADIBER, reforçando que este projecto é fundamental porque "temos muitas aldeias desertificadas" e é uma forma de envolver os próprios jovens e habitantes locais na realização de programas radiofónicos.

O Coordenador do Projecto em Joensuu, Timo Reko revelou que esta experiência "tem sido excelente" e o trabalho "muito entusiasmante". Para o finlandês, o mais importante desta oficina de formação é que "temos oportunidade de conhecer-nos uns aos outros". Apesar da língua "ser um obstáculo", segundo Timo Reko, "estou certo que conseguimos ultrapassar mesmo questões mais complicadas e trazer esta ideia para Portugal". Também o presidente da região de Joensuu, Juhani Nuutinen, se mostrou satisfeito com este projecto, alegando que "precisamos desta cooperação", formulando votos para que "este projecto tenha uma continuação noutros moldes".

Da região de Kalakukko, Heli Haverinen referiu que já participam neste projecto desde Outubro do ano passado, acrescentando que têm estabelecido também projectos internacionais com Irlandeses, na área de instrumentos de sopro. "Esta cooperação continua muito bem e espero que este projecto tenha o mesmo sucesso", apelou, realçando que a participante finlandesa mais jovem neste projecto tinha 13 anos e estava muito satisfeita, tal como os restantes participantes que vieram desta região.

Nesta ocasião, Seppo Mustonen, director da Radio Rex e responsável pelo trabalho prático desenvolvido, reforçou que a ideia deste projecto é que "pessoas normais façam programas para pessoas normais", com recurso às novas tecnologias digitais e à Internet. "O trabalho foi para nós muito agradável porque tivemos portugueses a participar e nasceram relações de amizade", sublinhou, explicando que os programas realizados em Portugal foram enviados de imediato para a Finlândia, encurtando as distâncias entre "áreas opostas da Europa".

A vereadora Fátima Antunes, da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, encerrou esta cerimónia, agradecendo à ADIBER "por terem programado esta iniciativa para a freguesia de Avô", considerando que este projecto é "muito interessante", sobretudo porque permite "viver na prática a União Europeia, que é também o contacto entre estes dois pólos". Aos elementos das rádios locais, Fátima Antunes fez votos para que este projecto "possa ser posto em prática porque é uma mais valia para promover a região e as iniciativas que se vão realizando nos vários concelhos", garantindo, em particular à Rádio Boa Nova, o apoio por parte da autarquia para a implementação deste projecto.
Refira-se que no próximo mês de Setembro está prevista a realização da 2ª oficina de formação, a qual deverá decorrer nas regiões parceiras da Finlândia.  

(vide no Site Princesa do Alva: http://www.aprincesadoalva.com )
 




Mais informações acerca da lista CLUSTER