ARLA/CLUSTER: Echolink para Amadores de Radiocomdeficienciasvisuais. Programa ElseeMore de Tony Wakefield-VK3ZTR.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 15 de Maio de 2007 - 13:42:54 WEST

Caro Fábiano

Repare que a maioria não é contra o uso do echolink, e mesmo aqueles que não
gostam de usar, como é o meu caso, não são a favor da proibição. Eu encontro
muita utilidade no echolink ou no EQSO ou qualquer outro sistema digital, e
acho que toda a evolução é bem vinda. Considero que existem muitos colegas
que encontram no echolink a unica forma de comunicar, seja por computador,
seja através dum simples rádio, seja por meio de um repetidor ligado a um
sistema de IP seja como for. Nada disso eu coloco em questão. Apoio as
ideias novas, e assim mais tarde, tambem a ARLA de que sou vice presidente,
se canditará a um echolink, e eu votarei a favor como é lógico. Conheço
colegas, excelentes técnicos, como o caso do CT1FZC, que se dedica com alma
e sabedoria aos sistemas de "voice over IP" e que coloca muitos serviços ao
alcance do amador. Basta para tal relembrar o belissimo serviço que a LARS e
outras associações tem prestado à ARLA na transmissão do radiojornal, com a
cordenação do Freitas. Como vê caro Fábiano, apesar de parecer o contrario,
é bem mais dificil encontrar neste forum pessoas que são frontalmente contra
o echolink, do que pessoas que são a favor. Tenha em atenção que não usar ou
não gostar, não é o mesmo que ser contra.
O que eu sou contra, frontalmente, e repito, frontalmente, é fazerem das
bandas de amador um local sem cordenação alguma, sem respeito pelos demais
utilizadores do espectro, sem respeito pelas recomendações da IARU.
Implantarem echolinks a "granel" na banda de VHF, com os seus escassos 2 MHz
de largura, e com 800 KHz reservados a repetidores, é um absurdo completo,
quando existem espaços  livres e muito mais apropriados para echolinks em
UHF. Felizmente existe uma maioria de colegas conscenciosos que já só usam
UHF para os seus sistemas. Não aceito que coloquem echolinks nas bandas
consignadas às emissões em BLU, mas isso já aconteceu. Não aceito ser
incomodado por um operador que se dirigiu a mim com maus modos porque estava
a interferir num echolink acabado de colocar em funcionamento, numa
frequencia que eu já usava diariamente à anos. Eu não sou dono de frequencia
alguma, mas os echolinks tambem não, e na falta de regulamentação deve
imperar o bom senso. No minimo eu é que estava a ser interferido pelo
echolink, pois eu estou completamente legal e os echolinks não existe em
Portugal um unico legal!   Não me venham com a historia de que sim, estão
com licenças etc!..Mostrem as licenças em publico e assim acreditarei. Os
que existem estão  em em regime de tolerancia, com acordos "apalavrados" ou
em regime de testes. Não aceito escutar a mesma estação em VHF em 5
frequencias ao mesmo tempo, como já me aconteceu. Não aceito que um simples
QSO entre 2 colegas nos EUA, estivesse a ocupar frequencias em Portugal sem
nenhum interluctor aqui.
Por isso Fabiano, o que eu aceito é que exista ordem na instalação e uso de
tais sistemas. Que os proprietários e usuarios do echolink tenham
consideração pelos demais utentes do espectro, para evitar atritos. Que a
ANACOM, quanto antes, legisle sobre o assunto, e que estabeleça regras a
seguir por todos sem excepções. Que o UHF seja uma banda de eleição para os
echolinks, e que seja aproveitada para fazer outros testes com o sistem de
voice over ip. Que acabem as inteferencias mutuas entre aqueles que usam e
os que não usam echolinks. E que de uma vez por todas Portugal saia do
marasmo legislativo sobre o radioamadorismo, em que se encontra à maios de
10 anos
Façam-se as leis e cumpra-se o estipulado, que ninguem mais vai dizer que
está ou não está legal, que está fora da frequencia etc!!!..
Para terminar Fabiano!...O operador a que me referi antes, que se dirigiu a
mim com modos improprios, sobre eu estar a interferir num echolink acabado
de colocar no ar, teve o desplante de me responder nos seguintes termos:
"Não estou para me chatear! Se for preciso até ponho o echolink fora da
banda pois o meu rádio vai a todas"...Citei palavras desse senhor. Se fosse
um amador de radio a sério teria estado calado em vez de dizer estas
besteiras, mas cada um é como é. Colocar um echolink fora da banda de amador
ainda é mais grave do que as parvoices que disse o dito senhor, mas isso é
só para o colega Fábiano ver, que nem sempre essses sistemas estão nas
melhores mãos. Alguns estão até nas mãos de elementos do famoso grupo dos
"Josefes" que apesar de terem indicativo,  andavam sempre a fazer QSOs
piratas em 6643 KHz, com indicativos como "Zé da Burra", "Zé do telhado" "Zé
dos pacotes" etc!  Repare que esta  é uma frequencia consignada a serviço
móvel aéreo.  Acha isto correcto fabiano??

73 de CT4RK