ARLA/CLUSTER: Fwd: Conselhos de como construir uma Long Wire.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Domingo, 13 de Maio de 2007 - 19:06:37 WEST

Boas tardes

O João Campos já acrescentou umas dicas importantes e eu vou dar mais umas
achegas. Começando pelo comprimento, segundo os meus conhecimentos, o
comprimento deve ser no minimo, e repito NO MINIMO, de 1/4 de onda da
frequencia mais baixa a transmitir. Ou seja: Se a banda mais baixa a
trabalhar for os 80m, a antena deve ter pelo menos 20m de comprimento.
Quanto ao unun, ou transformador de impedancias no meu ver é completamente
desnecessário, isto porque um fio com 20m  de comprimento apresenta, se
contrabalançado com uma boa terra, valores muito proximos de 50 ohms, e um
transformador de impedancias so vai prejudicar o sistema. Como este tipo de
antena funciona nas harmónicas, tambem nas frequencias duplas, triplas etc,
baixa a impedancia a valores aceitaveis, o que configura desnecessário o uso
de transformadores de impedeancia, e muito menos de 9/1. Alem disso o uso de
um sintonizador de antena, que se possa chamar isso, deve ter capacidade de
ajustar a impedancia entre 20 ou 30 ohms e umas boas centenas de ohms, (um
simples PI com uma bobine e dois condensadores faz isso sem problemas) o que
torna completamente desnecessário o transformador na antena.
Quanto ao ruido, devemos ter em conta que 2/3 do ruido é captado na secção
vertical da antena, pelo que este troço deve ser o mais curto possivel. Uma
boa terra com baixa indutancia no condutor, é indespensável para um bom
funcionamento da antena de fio. A ter em conta tambem o facto de que se a
antena apresentar um comprimento igual ou superior a uma onda completa, esta
torna-se direcional no sentido da ponta, e que quanto maior for o seu
comprimento em relação ao comprimento de onda mais direcional se torna. A
famosa antena rômbica foi baseada nas long wires.
Para finalizar deixem de chamar uma longwire a um simples fio com meia duzia
de metros!!!!...No máximo chamem-lhe shortwire. Só se pode considerar uma
long wire quando o comprimento da antena é de pelo menos 1 comprimento de
onda, sendo que o mais correcto é ter varios comprimentos de onda. Uma
antena de 1/4 de onda para 80m, em L invertido é na realidade uma long wire
mas em 10m ou em 15m, e quanto muito em 20m, mas nada mais que isso.

73 de CT4RK