ARLA/CLUSTER: Errata: COMPARTILHANDO EXPERIENCIAS -Fio Electrico de 15mts+Balun+Sintonizador

Sergio Matias sergio.matias gmail.com
Sábado, 12 de Maio de 2007 - 01:20:04 WEST

Boas.

Da configuração apresentada, já tive em testes algo semelhante, à
excepção do plano de terra, que no meu caso era a própria estrutura
metálica de fixação e do comprimento de fio,  que era de 20m.

Os resultados obtidos em emissão não foram os melhores, apesar de a
recepção provar ser  bastante boa, e talvez a elevação em relação ao
solo (cerca de 5m junto ao balun e 2,5m no fim), por não ser
suficiente, tenha sido em parte responsável pela ineficácia do
sistema.

No entanto, decidi testar esta solução, após ter lido inúmeras fontes
de informação sobre este tema dos "baluns magnéticos", visto que
muitos dos comentários eram favoráveis.
Pode dizer-se que a antena funciona, e sem grande esforço consegue-se
estar operativo em todas as bandas de amador, mas não se podem esperar
milagres, obviamente.

Refira-se ainda que, a antena anterior a esta montagem foi uma Windom,
que também não apresentou grandes resultados, muito provavelmente pelo
mesmo motivo da elevação em relação ao solo.

Actualmente, estou a utilizar o sintonizador automático AH-4 da Icom,
com os mesmos 20m de fio no elemento "radiante" e 7m de fio como
"plano de terra", sendo até à data, a configuração que melhores
resultados apresentou, não só em termos de emissão/recepção, mas
também pela facilidade de utilização.

Creio que, para uma estação portátil/temporária, e com restrições de
montagem (espaço, elevação ou outras), a utilização deste tipo de
sintonizadores (AH-4, FC-40, EDX-2, etc.) facilita bastante a
operação.
Pode optar-se por:
- montagem com um elemento radiante na horizontal;
- montagem com um elemento radiante na vertical recorrendo a um mastro
telescópico em fibra (ou uma cana de pesca) com um mínimo de 7m de
comprimento;
- montagem tipo "loop" com uma alimentação simétrica (balanceada)..

Um dos inconvenientes é a diferença de preço entre o dito "balun
magnético" e o sintonizador automático..

Cumprimentos,

--
Sérgio Matias
ON/CT2HMN