Re: ARLA/CLUSTER: Notas sobre a organização dos indicativos

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 1 de Maio de 2007 - 00:01:36 WEST

Olá Costa!
Como é lógico não vou dizer que estou certo ou errado, ou vice versa, porque
o que aqui se está a debater, são opiniões e não decretos lei, e como tal
todos nós temos, como cidadãos, plena liberdade para divulgar a nossa
posição em relação a este assunto.
O que eu escrevi, é a minha ideia, que redigi, sem se quer ter aberto o
documento do CT1FFU. Reconheço no entanto que comungo com muitas das ideias
do FFU e isso é um direto que me assiste.
Mas o debate está aberto, e todos tem o direito de emitir a sua opinião sem
qualquer reservas.
Assim passarei às respostas que acho adequadas para defender em relação a
ti, o meu ponto de vista

Em 29/04/07, Francisco Costa, CT1EAT < listas_ct1eat  sapo.pt> escreveu:

> [...]
> - divisão administrativa que inclui Açores e Madeira
> - prefixo em função da classe (se bem que exista uma variação)
> - manutenção do sufixo, de classe inferior a superior.
> Portanto, a meu ver, a sua proposta apenas acrescenta algo na
> parte de balizas e repetidores (que propositadamente deixei em
> aberto na minha proposta).
> Como é público, não concordo com o CT1FFU e, naturalmente,
> também não concordo consigo. Vou tentar explicar porquê.
>
> Como eu afirmei no início da minha proposta, reconheço que ela
> não é coerente. Esboço uma regra (prefixo por zona), mas admito

Eu não!...Açores e Madeira são autónomos e não independentes, e como tal
sujeitas às leis do governo da Républica Portuguesa em primeiro lugar, e só
depois às leis regionais emanadas da Assembleia Regional. Como tal não
concordo com a ANACOM a fazer leis para "portugueses" e "Portugueses
residentes na Madeira""

Mais importante que serem entidades DXCC diferentes de CT,
> para mim releva o facto de serem regiões com autonomia administrativa.
> Logo, reconheço-lhe o direito de se organizarem na sua região.

Qualquer grupo de cidadãos tem o livre direito de se organizar em
associações, mas sempre de acordo com as regras do Estado Portugues. O facto
de se organizarem nada tem a ver com o facto de estarem debaixo das mesmas
leis que os amadores de rádio do Continente.

Por outro lado, CT3 é o indicativo histórico da Madeira (que eu saiba
> nunca teve outro). Alterá-lo, a meu ver, seria um erro crasso.

CT1/CT2/CT3/CT4/CT5,  assim como CQ/CR/CS/CU, São indicativos  Históricos de
Portugal, atribuidos no ambito das organizações internacionais, responsaveis
pelo assunto, e a atribuição de CT3 à Madeira , foi um acto administrativo
portugues, e nada mais que isso. Assim sendo, podemos considerar que os
Açores, antigamente CT2, foram prejudicados sem direito a apelo, pois a
ANACOM simplesmente dicidiu nesse sentido e nada mais. A Madeira não deve a
meu ver, ter estatutos especiais, principalmente quando os Açores já não o
tiveram.
Quero ainda acrescentar que, e verificarás isso se leres com mais atenção o
que escrevi, que a numeração que atribuí foi apenas como exemplo, e nada
impediria de a Madeira ser CT3/CR3/CQ3. A numeração poderia evidetemente
seguir outro critério distinto do exemplo.

Quanto aos Açores, desconheço o impacto da alteração de CT2
> para CUx. É certo que terá havido descontentamento, mas globalmente
> foram beneficiados (com um prefixo único por ilha). Suponho que
> não estão descontentes com o actual sistema, pelo que, alterá-lo
> seria outro erro.

O que se tem feito ao longo dos anos é um desfilar de erros, e como tal o
que já nasce torto, é dificil de  endireitar.
Depende das pessoas terem a coragem suficiente para empreenderem as
mudanças.

Quanto aos prefixos no continente, mais coisa menos coisa,
> estamos todos de acordo. O ponto de discórdia é o prefixo CQ.
> Afirma o CT4RK:

> usa
> de
>
> Isto é verdade se os operadores de classe C apenas usarem os
> repetidores nacionais e fizerem QSO locais. No entanto nada os impede
> de operar satélite, fazer dx em VHF (esporádicas, MS, EME, etc.).
> Portanto, nem necessito usar outro argumento que não o vosso. Esse
> prefixo é manifestamente inadequado a ser usado em QSO, razão pela
> qual no meu projecto o escolhi para estações não assistidas (balizas,
> [...]

Os amadores da classe "C" Naõ podem operar satélites, porque estão
confinados a frequencias de 2 M que terminam em 145.800 MHz e em UHF a 435
MHz.
Quanto a operarem DX em  FM ou SSB nas bandas  que lhes são permitidas,
podem faze.lo, mas de certeza que seram em numero muitissimo menor do que se
pudessem operar em todas as bandas. Como tal é preferivel, atribuir esse
indicativo às estações que provávelmente  apenas um numero muito reduzido
operam  DX , embora os possam legalmente fazer. Toda a maneira eu tambem
aceitaria uma qualquer alternativa como mudar o CQ por CS ou algo no genero.
Lembro mais ma vez que não sou o legislador, e que apenas estou a amnifestar
a minha singela opinião.

Por último, os sufixos. Que pensa o Mourato?

> coexistir
>
> Penso que não leva a mal se eu disser que há aqui uma grande contradição,

Não entendo onde está a contradição, Não existem por exemplo EA1FT e
EA7FT???...Existem sim!
 O colega EA7FT é o colega Francisco de Málaga e o EA1FT é o colega Roman de
La Coruña.

que podia descambar numa confusão sem precendentes.
> Neste particular, acho que não pode haver dúvidas: ou se é por um sistema,
> ou se é pelo outro. Jogar com uma dupla, não!

Não vejo onde está a dupla jogada...poderias ser mais explicito???

Chama-se a terreno os EA8, que todas as ilhas que compõem o arquipélago
> Canário usam o mesmo número, mas quando toca a trocar de sufixo, vale
> tudo para manter o mesmo,  mesmo que sejamos a excepção mundial
> (não conheço nenhum outro país que tenha prefixos cativos, na expectativa
> de um dia o radioamador mudar de categoria).

Tambem é discutivel ! E se o amador em questão quisesse mudar de indicativo
quando mudasse de categoria para mim tudo bem!!!... Mas acho que iriam
preferir mudar a penas o prefixo e não o sufixo. E se reparares o prefixo
não estaria cativo de maneira alguma, pois os prefixos são apenas 3,
CT/CR/CQ...nada mais que isso e para todos. Já reparaste que em EAs é isso
mesmo que acontece??? São EC, depois passam para EB e depois para
EA!!!..Achas que a Espanha tem prefixos cativos???? eu não entendi essa de
prefixo cativo mas acho que querias dizer sufixo, mas mesmo este na minha
opinião deve ser cativo, porque o sufixo é pessoal e deve ser mantido
durante a subida de categoria do amador.

Pois eu, tendo a firme convicção que a esmagadora maioria dos CT está
> contra mim nesta questão, advogo com "unhas e dentes" a sua mudança,
> precisamente por ser este o maior entrave ao processo de troca de
> indicativos.

Mesmo que penses assim, não deixa de ser a tua opinião que eu como é lógico
respeito como respeito a do FFU ou de qualquer outro colega que queira
manifestar a sua maneira de pensar.

Enquanto todos pensarem que um sufixo é como um pseudónimo,
> que vale tanto ou mais que um nome, cuja memória perdura além da própria
> morte, não há projecto de mudança de indicativos que resista.

Aqui estamos de acordo. Eu disse isso mesmo. Ou vamos para a frente
radicalmente ou não passamos do marasmos em que sempre vivemos.
Alem dissso perdoa-me apontar-te aqui uma contradição ao escreveres o que
acabaste de escrever e ao mesmo tempo defenderes o Historico CT3 para a
Madeira.

73 F.Costa, CT1EAT
> www.qsl.net/ct1eat

73 de CT4RK