ARLA/CLUSTER: Ai as valvulas !!!!

Gomes ct1hix sapo.pt
Sábado, 31 de Março de 2007 - 18:32:38 WEST

Caros colegas
Por obra e graça veio parar a minha mão um linear de HF que usa uma 3-500z ,cujo filamento não acendia. Depois de reparar  o circuito de alimentação do filamento que estava aberto  verifiquei que existia um zener de 13 Volt 10W em curto circuito .No esquema do equipamento, o valor do zener que devia lá estar  é de 7,5 Volts  e não os 13V, que consequências pode ter esta alteração ?
O fabricante diz que com o linear no "ar" sem qualquer excitação, deveria dar uma indicação de corrente de placa entre 50mA e 100mA (corrente de polarização) já fiz a medida da mesma e não ultrapassa os 20 mA.
Agradecia alguma ajuda que me possam dar ....

 73 CT1HIX Gomes