ARLA/CLUSTER: mais 1 ecolink

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 15 de Março de 2007 - 11:13:29 WET


Prezados.

Quanto a pôr Echolinks em 144 MHz completamente contra, pois a banda já está tão sobrecarregada e não precisa de mais isto, portanto Não Obrigado.

Quanto aos echolinks em UHF acho interessante e pelo menos onde estão, entre 434.500 MHz e 434.600 MHz ou noutro segmento mais consentâneo com as recomendações da IARU 

Alias, provavelmente se os amadores tivessem ocupado mais os 10 MHz a que têm direito na banda dos 70cm talvez essa PRAGA autorizada em tempos pela ANACOM a titulo secundário dos LPD`s em fonia, nunca se tivesse instalado da maneira como se instalou.

Não sou tão radical como o CT1EWA e principalmente foi uma maneira da comunidade radioamadoristica portuguesa espalhada pelo Mundo tivesse um mais fácil acesso e diversificado á língua materna. Só quem não escutou e se apercebeu da profunda emoção que esses nossos compatriotas todos os dias falam facilmente para Portugal, pode achar o contrario. Obviamente que não é um radioamadorismo na sua pura e melhor forma, mas entre TV Cabo, LPD`s, Estações Meteorológicas, Baby Fones e outros quejandos devidamente autorizados, prefiro mil vezes os echolinks a ocupar esse espaço em UHF.

No meu caso especifico, é uma maneira de falar com colegas que de outra forma e devido a muitas e lamentáveis contingências seria muito difícil.

Outra coisa, colocar os Echolinks em 144 MHz só acontece por falta de legislação que á muito deveria ter saído. Quanto a mim, estes dispositivos, como os repetidores, etc, etc, deveram estar sob a alçada de associações devidamente constituídas e não ao livre arbitro do CTXyzw. Não se esqueçam que um radioamador da categoria C pode pela legislação vigente nacional realizar um ameno QSO em 144.300 MHz  FM. No entanto não pode operar os repetidores actuais em UHF.

João Costa
CT1FBF



-----Original Message-----
From: cluster-bounces  radio-amador.net
[mailto:cluster-bounces  radio-amador.net]On Behalf Of Jose guerreiro
Sent: quarta-feira, 14 de Março de 2007 21:22
To: cluster  radio-amador.net
Subject: ARLA/CLUSTER: mais 1 ecolink


Ola viva 73,s

Sera verdade ??


CT2GWJ>RELAY,WIDE3: <<UI>>:
=3928.13N/00812.42W-Echolink Abrantes 144.400Mhz S/T

cumpr,s

ze carlos
_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster




Mais informações acerca da lista CLUSTER