Re: ARLA/CLUSTER: Frequências no UP e DOWN projecto CamõeSat-1

Mariano Gonçalves ct1xi sapo.pt
Terça-Feira, 13 de Março de 2007 - 19:30:16 WET

João Costa,

Quem fez para 1.3 e 2.4 GHz, mais facilmente fará para 50 ou 70 MHz.

Não sei se plano de frequências da IARU para satélites permite esses
downlinks.
AMRAD e AMRASE já colocaram o pedido de licenciamento junto do coordenador
da IAARU, mas pode ser alterado, tanto mais que, estamos em estudo e
desenvolvimento de novos payloads para o satélite.

A questão essencial é: a) disponibilizar um sistema aberto a todos,
acessível, ou mais selectivo, b) em termos das aplicações e tecnologias.

73, Mariano

----- Original Message -----
From: "João Gonçalves Costa" <joao.a.costa  ctt.pt>
To: "Resumo Noticioso Electrónico ARLA" <cluster  radio-amador.net>
Sent: Tuesday, March 13, 2007 11:09 AM
Subject: ARLA/CLUSTER: Frequências no UP e DOWN projecto CamõeSat-1

Olá Mariano.

Eu tenho saudades de operar na modalidade dos primeiros satélites russos UP
em 10mts e Down em 2mts, penso que é uma modalidade que permite no actual
estado da propagação um bom rendimento e facilidade de operação para os
iniciados. Obviamente, tudo depende de quando for lançado, pois daqui a 5
anos vamos ter previsivelmente uma época de "vacas gordas" na propagação..

Penso que a UP em 2 mts e Down em 70 cm ou vice versa já está muito batido
Não sei se seria possível ir para uma freq. experimental como os 50 MHz ou
mesmo o 70 MHz que seria uma autentica "lança em África".

Quanto á questão dos 23 cm existe actualmente um excelente desenvolvimento
em Portugal, veja-se o n.º de estações CT que apareceram no ultimo concurso
do MAF Ibérico. Quanto a freq. superiores além dos problemas técnicos temos
a questão dos equipamentos disponíveis e para que "publico alvo" se destina.

Seria também interessante ouvir a opinião do Costa- CT1EAT sobre esta
matéria.

                           73 de:
     CT1FBF / João Gonçalves Costa
     QRA-Locator : IM58kq