Re: ARLA/CLUSTER: radiobaliza portátil da ARLA (caça à raposa)

Mariano Gonçalves ct1xi sapo.pt
Terça-Feira, 13 de Março de 2007 - 18:30:28 WET

Carlos,

No ano passado, disponibilizei-me, para a AMRAD cooperar. O material não é
meu.

Se quiseres, pudemos colocar em funcionamento uma baliza de 3.5 MHz e outras
de 144MHz, todas na mesma frequência, assim é que dá luta.

As antenas que empregamos são de ferrite, à moda antiga.

73, Mariano

----- Original Message -----
From: "Carlos Mourato" <radiofarol  gmail.com>
To: "Resumo Noticioso Electrónico ARLA" <cluster  radio-amador.net>
Sent: Tuesday, March 13, 2007 12:53 PM
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: radiobaliza portátil da ARLA (caça à raposa)

OK Mariano

Exactamente em AM. Já tinha reparado nisso. No nosso caso vou fazer uma
pequena modificação quando tiver tempo para transformar a nossa baliza de FM
para AM (vou usar talvez AM compativel). A manipulação, por razões de
simplicidade vai ser de tom manipulado em portadora continua.  Quanto ao
fazer as provas de acordo com as normas internacionais, bem que
gostaria-mos, mas para já falta-nos equipamentos e principalmente
participantes. Não estou a ver a maioria da malta a fazer receptores de AM
para esses concursos. Apesar de simples, o que seria um bom exercicio de
construção caseira, não existe por aí muita gente que tenha disposição para
fazer isso. Digo eu...
Quanto aos 80m tambem acho que seria interessantee nesse caso seria até mais
facil usar um pequeno musiqueiro portátil modificado com um instrumento de
FS e uma pequena antena de aro. Depois de construir as balizas que vamos
instalar em Santiago do Cacem, vou pensar em fazer uma "ronquinha" para 80m
com 1 watt.

73 de CT4RK

Em 13/03/07, Mariano Gonçalves <ct1xi  sapo.pt> escreveu:

> [...]
> coisa.
> Agora, não são uma, mas 5+1 balizas ou então 9+1 balizas sincronizadas na
> mesma frequência.
>
> Nos 80 metros, segundo a legislação, estamos proibidos de fazer CW.
> No caso da AMRAD, sempre que realizamos provas de ARDF (ou
> rádio-orientação)
> caso a caso, solicitamos a aprovação da ANACOM, e sempre nos ajudaram em
> todas estas iniciativas, incluindo a utilização de radiobalizas de A1A na
> faixa dos 3.550 kHz.
>
> Os 80 metros é muito interessante do ponto de vista da propagação por onda

BPL/PLC ......No thanks!!!
Best 73 from:
regards from:
CT4RK