ARLA/CLUSTER: Usando o laser para comunicar

silvioleiria silvioleiria netcabo.pt
Sexta-Feira, 9 de Março de 2007 - 19:41:21 WET

Caros
Motivado pelo trabalho desenvolvido na área profissional que também abrange esta gama de "frequências" dos Terahertz achei bastante interessante a informação do colega Carlos, até porque nunca me tinha apercebido de alguém do nosso meio que se interessasse ou dedicasse a esta faixa de frequências.
Aliás já em tempos a minha empresa deteve diversas comunicações por laser nas cidades de Lisboa e Porto entre vários pontos para interligação essencialmente de centrais telefónicas e dados com uma capacidade de 2Mb, e mantivemos uma ligação de cerca de 4 a 5 km que funcionou durante muitos anos, sujeita óbviamente ao intenso nevoeiro cerrado que às vezes pregava a sua partida.

Sempre achei esta matéria muito interessante e há uns tempos atrás conheci o Wilfried Fritz DJ1WF que é um colega nosso que se dedica muito aos ensaios de transmissão em laser nomeadamente no modo LASER TV.
Recentemente fui surpreendido com um mail (24/Jan) do meu amigo Wilfried onde me relatava o seu ultimo ensaio feito conjuntamente com DL9OBD onde tinha batido o seu recorde pessoal anterior (54Km) perfazendo agora mais de 70Km. Mais ainda merece toda a atenção porque, se repararem, nos sites abaixo o equipamento é na generalidade "home made".
Como acho a matéria muito interesssante penso que outros haverá que acharão o mesmo, por isso convido-vos a partilhar as experiências do Wilfried e dos seus amigos em:
http://home.arcor.de/w_fritz/Laser/index.htm <http://home.arcor.de/w_fritz/Laser/index.htm>   (em inglês)
http://www.mydarc.de/dj1wf/Laser/Elm/Elm.html <http://www.mydarc.de/dj1wf/Laser/Elm/Elm.html>
http://www.mydarc.de/dj1wf/Laser/ <http://www.mydarc.de/dj1wf/Laser/>

Inclusive já tenho alguma sucata de lado para fabricar uma "geringonça óptica", pode ser que entretanto apareça mais algum "maluco" (sem ofensa) que queira comunicar nesta fascinante faixa de frequências onde as antenas foram substituídas por lentes!!!

73s

Sílvio Leiria CT1BPT