ARLA/CLUSTER: QSL´s até Quando? A TROCA DE QSL´s PODE ESTAR MORRENDO ! (vide: G@lena On-Line)

ARLA - Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano cs1rla.arla gmail.com
Segunda-Feira, 18 de Junho de 2007 - 16:41:13 WEST

Prezados Amigos!

Acabei de ler, uma excelente narrativa do radioamador K5ZD, uma das
mais ACTIVAS estações americanas em concursos internacionais (ver no
final deste e-mail, um pedaço do artigo).

O artigo completo (muito bom, vale a pena ser lido), encontra-se neste link:
www.k5zd.com/articles/tenyearsqsls.html

Com dados estatísticos (algo que me atrai muito), faz um balanço de
seus QSO´s / QSL´s no período de 1993 a 2003 e mostra dados
interessantes e uma TRISTE constatação.

A TROCA DE QSL´s PODE ESTAR MORRENDO !

Me lembro, que no início da década de 80 (por volta de 83 / 84),
cheguei a fazer algo parecido, pois os números sempre me atraíram.

E me lembro como se fosse hoje, que tinha uma MÉDIA de recebimentos de
QSL´s que girava em torno de 70% em CW e menos de 50% em FONIA (SSB -
AM).

Tinha países que chamavam muito a minha atenção pelo altíssimo índice
de recebimento de QSL´s, e pelo artigo, continuam ainda a ser os
melhores pagadores de QSL´s, tais como o JAPÃO (disparado em primeiro
lugar), vindo a seguir a (na época) ALEMANHA OCIDENTAL. Depois (não me
lembro mais a ordem) vinham OH - EA - I - OZ - SM - LA - VE e talvez
mais algum outro que não me lembro agora.

Tinham também os PÉSSIMOS PAGADORES de QSL´s, que eram os Países do
antigo bloco chamado Comunista.

Naquela época, receber QSL´s da antiga URRS (UA), ROMÊNIA (YO),
POLÔNIA (SP), HUNGRIA (HA), antiga YUGOSLÁVIA (YU) e outros, era em
média de cada 10 QSL´s, no máximo 3 QSL´s e olha lá.

Hoje, parece que eles melhoraram seu índice de pagamento de QSL´s .

Os USA, sempre mantiveram uma média de 40% a 50%. Pelo levantamento do
Randy, como pode-se perceber, parece que esse índice DESPENCOU na
década de 90.

Tomei a liberdade de enviar este e-mail, por um fato simples, mas
MARCANTE na minha história, mas que me levou a tornar-se radioamador
em 1973.

Foi olhando os QSL´s que o ODON - PP1RR (antigo PY4AZM), recebia e me
mostrava (era uma criança, com apenas 13 anos) do mundo todo, é que me
apaixonei pelo radioamadorismo. Ficava impressionado como ele
conseguia falar com o Japão, Rússia, Austrália e outros países tão
distantes e quase desconhecidos para mim na época (rs..rs..).

Guardo até hoje, em caixas de sapato, as centenas (isso mesmo,
centenas) de QSL´s recebidos ao longo destes 35 anos como radioamador.

Tinha o hábito, de passado 12 meses, enviar 2ª via do QSL para todos
aqueles que ainda não tinha recebido. Aprendi isso com o Odon, que
sempre foi um EXÍMIO pagador de QSL´s.

TEMPOS BONS, que deveríamos novamente tentar colocar em prática.

Penso, que são assuntos deste tipo, que também deveríamos tratar nos
ENCONTROS e REUNIÕES, pois é um hábito SALUTAR e que certamente,
também levou muitos outros radioamadores a ingressarem no
radioamadorismo.

Peço DESCULPAS aos membros dessa conceituada lista, mais foi algo que
me chamou atenção e me levou ao PASSADO.

Acredito, que se não fossem aqueles QSL´s que o ODON (atual PP1RR) me
mostrava, eu não teria me interessado pelo radioamadorismo.

73´s Ed - PY4WAS
Presidente do CWJF

(vide: http://www.qtcbrasil.com.br/noticias/ver3.asp?id=1019)
Radioamadores e não poderá ser considerado SPAM. Esta mensagem está de
acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens. Qualquer
mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor
que deverá proporcionar ao receptor a hipótese de ser movido da lista.
Para ser removido da nossa lista, basta que nos responda a esta
mensagem colocando a palavra "Remover" no Assunto. (Directiva
2000/31/CE do Parlamento Europeu; Relatório A5-0270/2001 do Parlamento
Europeu.)