Re: ARLA/CLUSTER: A minha Antena Vertical é melhor que a sua Direccional..!

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Carissimo colega CT1FBF

Gostei do que escreveste. No entanto, convem acrescentar, "no plano
horizontal" (não confundir com polarização) quando se fala de
ominidirecionalidade,. Ou seja. "Uma antena omnidirecional no plano
horizontal", pois no plano vertical não tem nada de omnidirecionalidade.
Como escreveste e muito bem, perfeitamente omnidirecional é apenas a
imaginária antena isotrópica, que tem como muito bem sabes,  como unidade o
dBi, e em relação à qual se pode calcular a potencia isotrópica radiada ou
PIR. Quanto ao dipolo, mesmo pendurado no espaço, nunca tem uma radiação
omnidirecional, visto que tem um ganho de 2,15dBi. O radiador isotrópico tem
uma diagrama de radiação esférico, enquanto o diagrama de radiação de um
dipolo de meia onda no espaço livre é predominantemente hemisférico, daí
resultando o seu ganho.
Quanto ao resto tá "correcto e afirmativo"

73 de CT4RK