Re: ARLA/CLUSTER: Antena Simples para as Férias-Antena Bazooka em Cabo Coaxial de 50 Ohm tipo RG-58 ou RG-213.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Miguel

Bem aparecido sejas. Já sei que a tua ausencia é por uma boa causa por isso
estás perdoado. A banda passante da antena varia consoante o factor "Q" da
mesma. Quanto mais baixa for a frequencia mais "selectiva" se torna a antena
e os demais circuitos ressonantes. Podemos ver uma antena como um circuito
sintonizado, em que estão presentes varios factores que influenciam a
impedancia, como sejam as reactancias capacitivas e indutivas, que por sua
vez são distribuidas pela resistencia de radiação e de perda, o que vai dar
o rendimento real da antena. Para a eficiencia de radiação o que conta é a
resistencia de radiação, que se for igual à impedancia, então temos uma
antena que radia a 100%. Mas estava-mos a falar de selectividade, e isso eu
não sei explicar por modelos matemáticos, mas sei que o factor "Q" aumenta
num circuito sintonizado, na razão inversa da frequencia. E que a
selectividade aumenta na razão proporcional ao factor de qualidade "Q". Eu
em testes que fiz em VLF, em frequencias da ordem dos 17KHz, para escutar a
estação telegráfica SAQ, construi um sintonizador  de antena, uma coisa
simples e básica, com uma bobine de 560 espiras de fio e com 22.000 pf em
paralelo, com uma tomada por volta das 50 espiras para ligar o cabo coaxial
de 50ohms para o receptor, sendo o fio da antena, com cerca de 20m, ligado
ao extremo oposto da terra, e ao sintonizar a bobine com uma vara de ferrite
verifiquei que a selectividade deste simples circuito era tal, que conseguia
separar as bandas laterais de uma estação de AM. A bobine do sintonizador, a
estas frequencias, tinha tanta ou mais selectividade do que um filtro de SSB
, pois conseguia iliminar um sinal a cerca de 1KHz ao lado.

73 de CT4RK