FW: ARLA/CLUSTER: Maravilhosos projectos " radioamadoristicos"...!

Manuel Jesus mojesus pedradaciencia.com
Sábado, 21 de Julho de 2007 - 11:21:31 WEST

Caro Mariano, Parabéns pelo artigo e discernimento dos novos caminhos do
radioamadorismo.
O colega Mariano com este artigo ajuda todos os amadores para um melhor
conhecimento dos novos caminhos, bém como das novas realidades do
radioamadorismo do seculo XXI.

Parabéns e um obrigado.

Manuel Jesus

CT1AXZ

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net
[mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Mariano Gonçalves
Enviada: sexta-feira, 20 de Julho de 2007 22:14
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: FW: ARLA/CLUSTER: Maravilhosos projectos "
radioamadoristicos"...!

Caros João e Mourato,

A maior riqueza e factor civilizacional da humanidade é sem dúvida, a sua
diversidade cultural. Não obstante, convenhamos que existem práticas e
atitudes humanas, de maior e menor pendor ético e moral.

A essência do Radioamadorismo está naquilo que o homem orientado para o
saber e conhecimento faz em termos de elevação cultural, neste caso, focado
na tecnologia e nas ciências radioeléctricas, enquanto amador, sem fins
pecuniários.

É neste espírito que se consubstancia o Radioamadorismo, nunca lhe vi outro
entendimento, nem legal, nem regulamentar. Tanto mais que, só assim se
compreende aquilo que dessa cultura emerge, em termos da inovação
tecnológica e de todos os contributos científicos que de facto, o
radioamadorismo tecnológico ofereceu ao longo da história, a toda a
humanidade. Aqueles que o fazem sabem e não são cegos.

Também é verdade que, desde sempre, e hoje cada vez mais, esses amadores,
são no geral e afinal os profissionais, os investigadores, que estão ligados
à industria e às universidades, que promovem a investigação e a criação das
novas aplicações e tecnologias para as radiocomunicações, permitindo
crescentes utilizações e emprego desses meios, designadamente por pessoas
que gostam de os empregar, agora sim, com fins desportivos e ou até
lucrativos, mas que, e para as quais, não detém as qualificações técnicas
que lhes permitiriam alcançar tais práticas.

No radioamadorismo como em tudo na vida há sempre lugar às diferenças, onde
cada um as marca como sabe e pode fazer.

Hoje que vivemos cada dia mais despertos para a sociedade do lazer, essa
opção do turismo centrado na prática e na multidisciplinaridade do
radioamadorismo, sem fundamentalismos, parece-me ser uma opção moderna e
interessante, em especial, para quem possui outras profissões que não estão
no domínio da tecnologia, e vê nestas actividades um forma de recreação ou
interesse cultural, absolutamente legítimo e reparador.

73, Mariano