ARLA/CLUSTER: Himalaya 2009

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Domingo, 8 de Julho de 2007 - 16:47:37 WEST

  CT2GXU-7 <http://www.db0anf.de/hamweb/aprsdb/showdata/CT2GXU-7> JJ00AA 15
CT1TGM-3*,WIDE7-7,TRACE7-7
Caro colega Rui
É por causa de "passagens" como esta que não me encontra em packet, apesar
de ter meios para tal. Na realidade a "escumalha" esconde-se cobardemente
atrás de indicativos falsos, para vomitar as suas frustrações. Neste modo de
emissão nem se pode conhecer um operador pela voz. Do mesmo modo, é por isto
que sou totalmente contra os facilitismos nos exames de acesso ao
radioamadorismo, e contra os radioamadores "por convite". Nunca incentivei
ninguem para ser radioamador, porque isso não resulta! Quem quiser ser
radioamador que o seja por vontade própria e com sacrificio próprio.
Radioamadores só para fazer numero já existem em demasia. Uma grande fatia
de operadores de estações de amador são de uma ignorancia assustadora no que
diz respeito às técnicas por nós utilizadas, e alguns, chegam mesmo a
afirmar na frequencia que ficaram aprovados no exame porque "aquilo é tipo
totoloto" e teve sorte porque não percebe nada disto. Não percebe mas devia
perceber!...A obrigação é pelo menos ter algumas noções da matéria que é
afixada como examinável nas provas. Espero que um dia não venhamos a escutar
numa frequencia qualquer de VHF o que se escuta nos 27350. Mas como não é só
tecnicamente que se verifica essa deficiencia, com operadores de classes
altas que não sabem o que é uma antena, ou com CW administrativo, sem o
minimo de conhecimentos no que respeita ao mecanismo da propagação, estão a
aparecer cada vez mais "operadores" piratas ou não, com um elevado défice de
educação e consideração pelos outros utentes, que tentam fazer das bandas de
amador, um "cano de esgoto", ou estão aqui apenas para se aproveitar do meio
para fazer "negociata" e ganhar "algum". Claro que não é apenas em Portugal
que isto se passa, e se olharmos para longos anos atrás, quando
radioamadorismo era escrito com letra maiúscula, vemos que afinal aquilo que
muitos hoje apelidam de "élites", tinha a sua razão de ser. Eu pessoalmente
não concordo com "elites", mas concordo muito menos com "bandalhos". E serei
uma voz sempre activa contra a tentativa de ocupação das bandas de amador
por gente mal educada, oportunista, falsa, cobarde, mentirosa etc. Mais do
que um bom técnico radioelectrico, o que o radioamadorismo precisa é de
disciplina e educação e de que os operadores honestos não se calem e
levantem a voz contra esse "operadores" que a unica contribuição que dão ao
radioamadorismo é espalhar os seus "vómitos" e frustrações pelas bandas
fora, porque não teem uma personalidade suficientemente desenvolvida para
manterem uma conversação com sentido, com os demais utilizadores da banda.
Nada tenho contra a banda do cidadão, como já afirmei muita vez, e muitos
colegas vieram de lá e hoje estão aqui bem integrados. Porem parece que um
punhado deles vieram para aqui com a intenção de fazer disto uma nova banda
do cidadão. Pela natureza do serviço e pela definição não é a mesma coisa,
nem o tipo de serviço é o mesmo, e como tal os que pensam que é, podem
desistir, porque bandas de amador nunca foram nem serão alguma vez CB.
Para terminar repare no indicativo no começo desta mensagem : CT1TGM...Este
indicativo salvo o caso de ser algum indicativo especial, é descaradamente
falso, pois que eu saiba ainda só vai no "CT?J??".

73 de CT4RK