ARLA/CLUSTER: POSAT-1, quêm se lembra dele....?

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2007 - 17:02:32 WET


Infelizmente esta é mais uma triste história, da incompetência política do Estado português neste rectângulo, qual ETAR da Europa, á beira mar plantada.

Lançado em 1993 e "cavalgado" por muitos políticos na altura como sendo o começo do sector publico/privado aeroespacial português, era destinado numa primeira fase  ao serviço da Marinha e do Exercito. 

È abandonado, por falta de apoio político e económico em 1998.

 As Forças Armadas portuguesas e todas as estações de "controle", ao que parece o comando esteve sempre em mãos inglesas, são desmanteladas atirando-se com 10 Milhões de Euros para o Espaço.

Em Novembro de 2000 a AMSAT-CT tenta junto do que restava do consorcio português do POSAT-1, e tendo em atenção que tanto os equipamentos digitais como o retansmissor de FM poderiam ainda estar operacionais, passarem a ser utilizados pelos amadores de radio do serviço amador por satélite a nível mundial.

Durante meses, tentaram obter uma resposta .....em vão.

Finalmente, em Novembro de 2006 a AMSAT-UK difunde um comunicado do "consorcio SAT(entendo como a parte inglesa do anterior POSAT) " onde afirma que devido á exaustão das baterias não consegue suficiente carga para testar o downlink e portanto não é possível utilizar o transponder. 

Assim e passado este anos todos, 10 Milhões de Euros estão convertidos em LIXO ESPACIAL integrarmente financiados por todos nós, contribuintes portugueses e sobre o sector publico/privado aeroespacial português, continua exactamente onde estava antes de 1993.

Resta-nos o desabafo do Carlos Mourato-CT4RK " !!!!...Triste sina a minha (nossa) de ter nascido neste escroto ( eu diria, ESGOTO) da Europa!


                                   _\\|//_
                                   ( o o )
       ------------------ooO-(_)-Ooo------------
                               73 de:
  ************************************
  *  CT1FBF / João Gonçalves Costa    
  *  QRA-Locator : IM58kq                 
  *  CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37      
  *  E-mail : See in www.qrz.com              
  *  In get Callsign " CT1FBF "    
  *  QSL Via: Bureau of PORTUGAL
  *  or Eqsl: www.eqsl.cc                    
  **************************************





Mais informações acerca da lista CLUSTER