ARLA/CLUSTER: interferencia

Manuel Jesus mojesus pedradaciencia.com
Sábado, 20 de Janeiro de 2007 - 16:12:46 WET

Caro Colega Gomes,as informações já prestadas pelos colegas parecem-me
importantes e que deverão ser tomadas em conta.
É possivel que a interferencia venha de um transformador da EDP aí das
proximidades de néon com problemas etc, etc.

Já agora estamos a falar de zona urbana ou rural? Se é de zona rural muita
coisa pode tambem estar a acontecer.
Se essa zona do País tiver fabricas, tambem muito poderá acontecer.
Em relação a antenas, nós por exemplo usamos uma logaritmica para
frequencias elevadas, uma antena movil para viatura para localizaçao rapida
da zona, entre outras tipo loop.

Para localizar a origem da interferência no local, é usada uma antena um
tanto especial, com feixe dirigido que é algo como uma pequena matraca que
penso, terá no seu interior uma bobina enrolada em ferrite.

É uma questão depois de apontar a cabeça dessa antena e procurar no local o
sitio da origem do sinal, o medidor do aparelho indica-nos a origem da fonte
de interferência.
73.
CT1AXZ
Manuel Jesus