Re: ARLA/CLUSTER: Um software interessante para nossas comunicações - ALE.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 20 de Janeiro de 2007 - 00:52:59 WET

João Costa
Uma vez montei um dipolo para 40m, na casa do CT1DHR, em C. Branco que
obedecia à radiação nessa modalidade de NVIS. Era um dipolo encurtado, e que
não tinha mais de 12m ponta a ponta, feito metade dele em cabo coaxial, e
montado a 3m do solo, num estendal da roupa. Devia estar a uns 70cm da
parede. Depois de afinado, fiquei burro de todo com as reportagens que
obtivemos num raio de até uns 500/800 km...Era tudo acima de 59, chegando a
ultrapassar as estações com dipolos convencionais!
Uma das antenas mais interessantes que fiz foi um minidipolo para os 80m que
até dentro de casa funcionava bem. Não é nada de especial, pois foi feito a
partir de uma antena conhecida, mas que eu cortei para ficar curta ao ponto
de caber dentro dum sotão.
Bobinas 182 espiras juntas, de fio esmaltado 0,75 numa forma de plastico de
25mm de diametros, (estes traps são muito conhecidos), e depois colocas
iumas pontas de 1,4m que vais cortar até ajustares o SWR. Das bobines ao
ponto de alimentação podes colocar o comprimento que quiseres, pois
praticamente não afecta a sintonia dos 80m, sendo esta feita na ponta de
1,40m desda a bobina até ao isolador. Se do isolador central até às bobines
colocares por exemplo um dipolo para os 10m, ficas com uma antena de 10 e
80m se cortares para os 15 ficas com 15/80m e assim por diante.
Bons NVIS.

73 de CT4RK