Re: ARLA/CLUSTER: definições

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Em 13/01/07, Mariano Gonçalves <ct1xi  sapo.pt> escreveu:

> Carlos Mourato,
>

> Estarão estas definições incorrectas ou incompletas:
>

> Serviço de Amador - serviço de radiocomunicações com o propósito da
> auto-aprendizagem e treino, da intercomunicação, da investigação das
> ciências da rádio, electrónica e telecomunicações, efectuado por amadores,
> por pessoas devidamente autorizadas e qualificadas, interessadas nas
> tecnologias da radioeléctricas, sem quaisquer fins lucrativos.

   Aqui está correcto!

Serviço de Amador por Satélite - serviço de radiocomunicações aeroespaciais,
> através de satélites e estações espaciais tripuladas, mediante o emprego
> de
> estações terrenas, com as mesmas finalidades do Serviço de Amador.

   Tambem acho que está bem!

Amador de Rádio - pessoa tecnicamente qualificada, para o exercício das
> radiocomunicações do Serviço de Amador e Serviço de Amador por Satélite.

   Aqui acho que falta "E devidamente autorizada"

Radioamador ou Rádio-amador - dispositivo ou equipamento radioeléctrico,
> emissor e ou receptor, simples e integrado, necessário para assegurar um
> serviço de radiocomunicações num dado local, estritamente empregue nas
> faixas de frequências atribuídas ao serviço de amador.

   Bom!...Esta definição é mesmo de jornalista!...Era pressuposto um
radioamador ser uma pessoa e não um equipamento
  Quanto muito poderia chamar-se "radio de amador"

Estação de Amador ou Radioamador - estação de radiocomunicações do serviço
> de amador

   Na minha modesta opinião, palavra radioamador está a mais nessa
definição,

Radioamadorismo - modalidade ocupacional e cultural, sem fins lucrativos,
> cujo objectivo é o estudo tecnológico e científico da rádio, electrónica e
> telecomunicações, através do emprego de meios técnicos de rádio e
> comunicações, digitais, analógicas e de televisão, incluindo outras
> práticas
> recreativas e lúdicas, desportivas e competitivas, de voluntariado e
> serviço
> de utilidade pública.

   Aqui tá optimo

Claro que esta é apenas a minha modesta opinião!

73 de CT4RK