ARLA/CLUSTER: Radioescuta é coisa de louco! Será? por Wilson Rodrigues

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 11 de Janeiro de 2007 - 18:23:40 WET


Outro dia em uma festa aqui na minha cidade alguém comentou que radioescuta é coisa de louco! Será? 

Seria loucura sentar-se à noite na frente do seu rádio e viajar pelo mundo afora ouvindo as mais diversas línguas exóticas? Ou seria loucura sentar-se a mesa de um boteco ficar tonto e viajar com os bebuns com suas línguas grandes falando abobrinhas? 

Seria loucura dar 1000 reais em um rádio que não paga IPVA, Seguro, combustível, mecânico, não gasta garagem, não atropela ninguém e não polui? Ou seria loucura dar milhares de dólares por um carro antigo que é usado uma vez ao ano em exposições e que só alimenta seu ego, não lhe trás informação, cultura e entretenimento? 

Seria loucura ir para uma casa de campo com amigos fazer escutas de emissoras DX ou exóticas, interagindo com os colegas, reafirmando amizades dando sentido a vida, melhorando a alto-estima? 

Ou seria loucura ir para um campo de futebol, e se seu time vencer, sairia feito louco pelas ruas afora gritando feito louco, ou se ele perder, se envolveria em brigas ´já dentro do estádio, e posteriormente sairia pelas ruas chutando latas de lixo, gritando e agredindo qualquer pessoa com camisa colorida diferente da sua! 

Será que loucos somos por estamos sempre bem informados de tudo que se passa na África, Europa, e em muitos outros lugares ouvindo diariamente as emissoras internacionais? Ou loucos são os que dormem durante o dia por ociosidade, e dedicam grande parte do seu tempo assistindo a novelas mexicanas, que são verdadeiras "sessão tortura" pois não educa, informa, ou faz crescer a quem assiste? 

Seria loucura sintonizar uma emissora utilitária e ter que usar o seu computador para captar uma imagem de uma estação meteorológica, aprendendo assim um procedimento técnico interessante que a ampla maioria da população desconhece? 

Ou seria loucura usar o computador para gerar programas que vão infestar os sítios de vírus, e um monte de abobrinhas? Seria loucura estudar profundamente o rádio, seu alcance, sua parte técnica, aprofundar nos seus meandros e saber que na, Segunda Grande Guerra Mundial, muitas pessoas foram salvas graças as informações captadas nele, dando tempo a civis e militares de evacuarem pessoas de áreas perigosas? 

Ou seria loucura dedicar longas e longas horas a entender um jogo de cartas de baralho, que no final do jogo, o que se adquiriu foi uma grande canseira mental, e que de conhecimento nada acrescentou em sua vida? Seria loucura, viajar num veículo que trafega, que desloca a velocidade de 300.000 quilômetros por segundo sem nenhum risco de colisão sem poluir o ar, sem provocar nenhum ruído poluente? 

Ou seria loucura sair em um automóvel, ou caminhão a 120 quilômetros por hora, fazendo pegas, arriscando a vida dos pedestres e passageiros? Seria loucura praticar um hobby que o fazemos dentro de casa sem nenhum risco? Ou seria loucura escalar montanhas geladas onde quando um acidente fatal ocorre nem o corpo da pessoa é resgatado, ficando jogado ou soterrado na neve? 

Afinal, quem é louco? Os radioescutas ou os personagens citados? 

Wilson Rodrigues
 




Mais informações acerca da lista CLUSTER