ARLA/CLUSTER: Sobre a nova legislação

p.nuno p.nuno sapo.pt
Segunda-Feira, 8 de Janeiro de 2007 - 15:34:40 WET

Boa tarde a todos os colegas.

Há algum tempo que me mantenho em silêncio relativamente ao assunto “nova
legislação”, bem como em relação ao assuntos relativos ao nosso hoby.

Por estes dias fui confrontado com uma situação caricata, que de novo me fez
voltar a escrever sobre este assunto e mais pormenorizadamente reafirmar a
minha opinião sobre as condições de acesso á carta de amador de rádio.

Sou amador de rádio porque queria fazer mais DX  do que fazia na Banda dos
27MHZ e neste contexto ao fazer o exame de radioamador outros campos se me
abririam.

Na verdade acabei, após ter obtido a licença de amador de rádio,’ por
descobrir a “vastidão” e a capacidade de um mundo que ainda não “descobri
“(desculpem-me a contradição e o pleonasmo) e julgo que infelizmente nunca
descobrirei.

Aprendi a interessar-me por alguns assuntos técnicos, por novas formas e
métodos de comunicação, tive e tenho interesse em aprender e em estudar o
nosso hoby.

Defendi e defendo que quem quizer ser amador de rádio não deve ter a vida
facilitada, pois hoje na sua maioria as razões que se escutam da maioria dos
licenciados como amadores de rádio é que fizeram o exame para:

- fugirem ao CH 34

- licenciarem a estação de CB que têm em casa

- falarem mais longe no repetidor sem ruído

…bem como por outras razões que nada têm a ver com a evolução pessoal.

( Ressalvo para as mentes mais limitadas que não é minha intenção fazer
qualquer crítica ao serviço da Banda do Cidadão, ou aos seus utentes em
geral. Eu também vim de lá e não me desonra em nada esse facto, antes pelo
contrário.… muito menos fazer qualquer avaliação do que é melhor ou pior, ou
do que é mais ou menos correcto. Apenas pretendo emitir a minha opinião do
que entendo e quero para os amadores de rádio.)

Raramente se escuta um novo amador de rádio dizer que veio para aprender a
operar satélites,, para operar modos digitais, fazer  meteoscater ou
meteoritos, para partilhar e aprender técnica…..raramente se observa
interesse em evoluir.

Quem quizer ser amador de rádio não pode confundir este serviço com outro ou
outros meramente e essencialmente recreativos. Gostar de falar para uma PTT
( com todo o direito que todos temos a isso) não pode ser condição para se
confundir o nosso hoby com outros serviços de comunicação.

Por isso sou de opinião que só seja amador de rádio, quem tenha interesse em
evoluir na sua capacidade pessoal e no conhecimento, devendo a ANACOM no
futuro regulamento salvaguardar esta situação de modo a existir alguma
seleção em relação aos candidatos à licença:

- criando a obrigatoriedade de os candidatos passarem por um período como
escutas

- não facilitando nos exames

Desculpem aquilo que possam entender por cinismo, mas como homem, amador de
rádio e dirigente associativo, gosto de cada coisa no seu lugar e tudo bem
defenido!...

“Nada de misturar alhos com bugalhos”!

73’s

CT1EWA