Re: ARLA/CLUSTER: APRS em duas frequências!

Salomao Fresco sal.fresco gmail.com
Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2007 - 21:52:41 WET

Olá a todos!

Se me permitem, aqui vai a minha colherada:

É por situações destas que já foram comentadas pelo Colega CT1FZC:

*A utilização do modo APRS, de facto tem sido um abuso! Desde
beacons com 30seg. em estações fixas até à inter-ligação via
Internet de tráfego internacional a "correr" na rede rádio, e mais grave a
invenção de indicativo não válidos em digipeaters...
e "Colegas" que operam APRS via Internet. Há de tudo...

Como é que aparecem indicativos brasileiros na rede de APRS??*
**
que houve a necessidade de operar (temporáriamente) em 144.850. O parentesis
é meu.
Não sendo eu um utilizador nem um acérrimo defensor do APRS, verifico por
vezes, quando me ligo via internet, (mais à frente darei explicações acerda
disso mesmo), dizia eu verifico que existem colegas de inserem na rede
nacional o tráfego da América do Sul, provocando com isso o tráfego
excessivo nos nodes e digipeaters nacionais, quanto a mim é um acréscimo
desnecessário de circulação de informação. Quando falo em "colegas"
refiro-me mais concretamente a um só, basta estar com atenção e ver de onde
são originárias as "frames" do Brasil, etc.

No meu caso pessoal uso apenas a internet para obter o tráfego APRS, pela
simples razão de que posso. Embora não faça da minha estação um gateway,
acho útil a possibilidade de estar no meu local de trabalho e poder
consultar em tempo real a telemetrias de dois ou três locais de dificil
acesso, verificar que o Colega CT2*** se vai a deslocar na sua viatura com
destino a casa depois de um dia de trabalho, ou ainda quais as condições
atmosféricas em um determinado local. E isto sem ter um equipamento perto de
mim.

Acho que se está a deixar que uma situação pontual arruine toda uma rede,
que embora não seja perfeita, funciona, e que apenas um só individuo consiga
criar toda esta confusão.

Para aqueles que tiverem a possibilidade, sensibilidade e autoridade para
resolver a situação façam-no.