Re: ARLA/CLUSTER: APRS em duas frequências!

Carlos Freitas ct1fzc gmail.com
Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2007 - 18:36:58 WET

Pois é...

Isto só pode ter vindo de um ou mais colegas, que depois
de um repasto muito bem "regado", tenham tido esta
brilhante ideia!
Ao que consegui apurar, parece que há problemas
com os espanhóis, e houve a necessidade de se
criar uma frequência única nacional de APRS.
*" REDE REGULAMENTADA DE APRS 144.850Mhz (So trafego Nacional)"*
Isto foi tirado de um Beacon de APRS nessa frequência!

Isto é anedótico... Só mesmo em Portugal, alias, os
portugueses sempre gostaram de ser diferentes em tudo... Não
perderam esta oportunidade também!

-Será que alguém mediu as consequências disto??
-Será que ninguém entende que isto é um abuso na
utilização nas frequências de Amador, por aqueles que
se dizem Radioamadores?!

A utilização do modo APRS, de facto tem sido um abuso! Desde
beacons com 30seg. em estações fixas até à inter-ligação via
Internet de tráfego internacional a "correr" na rede rádio, e mais grave a
invenção de indicativo não válidos em digipeaters...
e "Colegas" que operam APRS via Internet. Há de tudo...

Como é que aparecem indicativos brasileiros na rede de APRS??
Não será muito mais interessante "ver" um beacon CT3"xpto", chegar
a qualquer digipeater nacional?? Ou um F5*** (ind. Francês) aos "saltos"
pelos digipeater até Portugal?? Sem o recurso de suportes adicionais,
tudo apenas via Rádio! Parece-me bem mais interessante.
Ninguém certamente pensou que o APRS pode ser um
bom "barómetro" da propagação em VHF?!

Não se pode fugir de um problema, criando outro maior ainda!
Do pouco que temos, temos que o conservar...um dia, isto
vai-se! E depois, é a ANACOM é a culpada...

Para terminar , até agora a ANACOM tem estado em silêncio
sobre este assunto, mas sendo assim não será por
muito tempo...

73
CT1FZC