ARLA/CLUSTER: Alerta geral FAX

Miguel Andrade ct1etl clix.pt
Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2007 - 21:42:49 WET

Prezados amigos,

Como podem notar, estou a escrever-vos sensivelmente 10 minutos após a hora
em que vos fui procurar nos 144,700 para a actividade de FAX prevista para
hoje.
Infelizmente, na altura em que estávamos a discutir o calendário, não me
lembrei que nesta frequência temos actividades de radiopaquete em FM.
Ainda no dia 3 de Fevereiro o FAX em 144,700 MHz foi notícia no boletim
informativo e também ninguém se lembrou, pelo que afinal ainda não estou tão
senil como isso.
Segundo as recomendações da I.A.R.U. esta frequência é de facto destinada à
chamada em FAX, porém, reza a longa tradição aqui em Portugal de sermos
diferentes e de cá morar o radiopaquete.
Curiosamente até ocupa mais do que os 20 KHz de largura de banda admitidos
para as formas de comunicações a serem usadas na sub-faixa entre 144,500 MHz
e os 144,794 MHz, mas isso é outra história.
Como ser pacífico que sou, vou recomendar ao Pedro o favor de sugerir para o
FAX a frequência 144,725 MHz, ( ou outra que acharem melhor ), no próximo
calendário.
Já que actual legislação nacional não regula estas actividades e que em
presença do vazio legal assim criado temos colisão com as emissões
costumeiras ( e bastante antigas )... vamos nós mudarmo-nos para outro lado
e não arranjarmos conflitos com os colegas que praticam o radiopaquete.
Mais a mais essas emissões são diárias e as de FAX são infelizmente raras no
nosso país em 144 MHz.
Não sei se todos concordam comigo, mas é para isso que as listas existem...
para trocarmos opiniões e tentarmos a melhor solução.
Vou dar conhecimento deste tópico na lista ARLA/CLUSTER uma vez que é um
assunto que pode interessar a mais colegas, os quais não têm conhecimento
desta lista das comunicações digitais.
Venham daí os vossos comentários.

73's de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W