ARLA/CLUSTER: Simples receptor de VLF, para 17,2 KH,z usando o PC.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 20 de Dezembro de 2007 - 16:41:53 WET


Caros Colegas,

Para quem se interessar pelo tema existe um site do colega alemão Wolfgang Buescher (DL4YHF) com o titulo "Using a PC with soundcard as a VLF receiver" que ensina sobre o assunto em:
http://freenet-homepage.de/dl4yhf/speclab/vlf_rcvr.htm

O principio básico teórico aplicado são os Algoritmos das Transformada de Fourier (FFT)

A aplicação pratica é a seguinte:
- Ligar á Placa de Som um circuito paralelo Bobine/Condensador ressonante á frequência (no caso do SAQ, 17,2 KHz) e um fio eléctrico a servir de antena, tipo Longwire ou Loop.
- As Placas de Som trabalham a uma taxa da amostra de 44100 ou 48000 Hertz.
- As frequência são convertidas a uma frequência de áudio de 650Hz (ou similar).
- A FI de 650 hertz deve passar através de um filtro estreito (100Hz BW).
- O áudio amplificado é emitido através do conversor de D/A das Placas de Som e visualizado num software tipo Spectrum Analyzer.

Explicação dada pelo nosso colega Carlos Mourato (CT4RK) sobre como construir um circuito sintonizado
Bobine/Condensador e antena para receber a SAQ em 17,2 KHz.

»A banda passante da antena varia consoante o factor "Q" da mesma. Quanto mais baixa for a frequência mais "selectiva" se torna a antena e os demais circuitos ressonantes.

Podemos ver uma antena como um circuito sintonizado, em que estão presentes vários factores que influenciam a
impedância, como sejam as reactâncias capacitivas e indutivas, que por sua vez são distribuídas pela resistência de radiação e de perda, o que vai dar o rendimento real da antena.

Para a eficiência de radiação o que conta é a resistência de radiação, que se for igual à impedância, então temos uma antena que radia a 100%. Mas estava-mos a falar de selectividade, e isso eu não sei explicar por modelos matemáticos, mas sei que o factor "Q" aumenta num circuito sintonizado, na razão inversa da frequência. E que a selectividade aumenta na razão proporcional ao factor de qualidade "Q".

Eu em testes que fiz em VLF, em frequências da ordem dos 17KHz, para escutar a estação telegráfica SAQ, construí um sintonizador  de antena, uma coisa simples e básica, com uma bobine de 560 espiras de fio e com 22.000 pf em paralelo, com uma tomada por volta das 50 espiras para ligar o cabo coaxial de 50ohms para o receptor, sendo o fio da antena, com cerca de 20m, ligado ao extremo oposto da terra, e ao sintonizar a bobine com uma vara de ferrite verifiquei que a selectividade deste simples circuito era tal, que conseguia
separar as bandas laterais de uma estação de AM.

A bobine do sintonizador, a estas frequências, tinha tanta ou mais selectividade do que um filtro de SSB
, pois conseguia eliminar um sinal a cerca de 1KHz ao lado.«


João Costa
CT1FBF





Mais informações acerca da lista CLUSTER