ARLA/CLUSTER: D-STAR repeater in Portugal's Algarve now active and permanently installed.

Carlos Freitas (CT1FZC) ct1fzc gmail.com
Quarta-Feira, 19 de Dezembro de 2007 - 17:00:10 WET

Olá Carlos Nora...
Pois, a informação está na página da REP desde o dia 16, eu não fui lá ver,
e pelos
vistos mais ninguém foi. A ver pelo número de visitas... hihihi.
Esclarecido, e satisfeito por ajudar a esclarecer. Aguardo pela sua
reentrada em serviço.

José Guerreiro...
Parabéns pelo Repetidor D-Star a título definitivo na FÓIA, considero
uma Serra
com enorme importância como elo de ligação entre o centro e o sul (Algarve).
Já fiz uns teste e está excelente, na IC19 (junto ao Hiper) em portátil
estava a escutá-lo
em condições muito interessantes, tendo em atenção o modo e a distância.
Gostaria de escutar mais colegas, são muitas a chamadas para teste feitas
por mim e poucas as contestadas. Será uma questão de tempo creio.

Este modo de comunicação veio renascer o "Radioamadorismo que há em mim",
tenho uns ficheiros gravados em mp3 de experiências feitas em simplex com
outro colega,
se o colega em questão me autorizar a colocar estes ficheiros aqui na lista,
será um modo
muito interessante de vos mostrar as potencialidades do modo. Sinais quase
imperceptíveis
em FM convencional versos uma comunicação clara em Digital com as mesmas
condições local
e potência.
Não sei se será este o futuro para os Radioamadores na comunicação Digital
de Voz, eu acredito
que não. Penso que o futuro passará por sistemas de modulação com mais
eficácia em circuitos
urbanos, ex: CDMA ou outras novas tecnologias, mas esta poderá ser uma fase
intermédia para esse salto, que quanto a mim, para quem gosta de transmissão
Digital é de
explorar e dinamizar o nosso hobby.
Se os comerciais e forças de segurança estão a passar para lá,
porque é que nós não deveríamos ter algo semelhante para experimentarmos?!
Lembro que o D-Star não se restringe apenas à operacionalidade em
repetidores, é possível
fazer-se bons QSOs em simplex, aliás, 95% dos meus contactos em Digital são
em directo.
Não deixo de lamentar o facto de não haver mais marcas a comercializar
rádios com
este tipo de tecnologia, iria seguramente facilitar mais aqueles que são
fiéis a certa marca
e ajudaria no custo final dos equipamentos.

Os melhores 73 a todos os colegas e simpatizantes de rádio e
votos de Boas Festas e um Santo e Feliz Natal.
Carlos Freitas
CT1FZC