ARLA/CLUSTER: Principado da Pontinha (Madeira) terá Indicativo de Rádio...?

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 19 de Dezembro de 2007 - 15:53:48 WET


Pois é Prezados colegas da Madeira, esqueçam as Ilhas Selvagens o que está a dar é ir ao Forte de São José e activar um novo País " CQ CQ CQ from Principality of Pontinha".

História do Principado da Pontinha.

O Principado da Pontinha é um pedaço de terra a setenta metros da ilha da Madeira. Reza a história que foi no forte do ilhéu - o forte de São José, com cerca de 178 metros quadrados - que se refugiaram, em 1419, os descobridores João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz antes de entrarem na ilha grande.

Passam os séculos e, em 1903, o Estado acabou por vender o forte, uma operação selada em carta régia assinada pelo rei D. Carlos I, estando o original guardado na Torre do Tombo.

Desde esse ano, foram várias as vendas, até que no ano 2000 o actual proprietário, D. Renato Barros, o compra por nove mil contos.

É ele que inicia o processo para reconhecimento do principado:«Quando um indivíduo sente que, ao seu lado, existem espaços idênticos e não é tratado da mesma maneira, só sente que não pertence à mesma família. Foi quando me apercebi que, pela maneira como estava a ser tratado pela Estado português, não fazia sentido estar a fazer uma data de pedidos», explica D. Renato Barros.

O proprietário diz que o ilhéu tem todas as condições para ser um Estado, porque tem povo e porque tem lei: «Tem a sua própria constituição, respeita fundamentalmente as Nações Unidas, e tem a minha família, que é constituída por quatro pessoas e portanto já é povo, já é plural».

Garante ainda ter o direito internacional do seu lado nesta "cruzada", a corroborar a sua intenção. " Este bocado de território não foi cedido: Portugal vendeu-o em 1903, outorgando a sua posse e domínio" Explica, "Acontece que as pessoas talvez não se aperceberam das implicações disto".

O forte de São José não tem água nem luz, e não vive lá nenhuma pessoa permanentemente mas pode por vezes ser visitado pela Internet em: http://www.fortesaojose.com quando o site está disponivel.

Video em: http://videos.sapo.pt/8Fr7DjaGy9KpKz0yeJjn

Relações externas
D. Renato Barros diz ter boas relações com o Governo Brasileiro, e se o Principado for reconhecido, diz que o Principado será uma porta de entrada para a Europa.


Emblemas
O Principado da Pontinha não tem bandeira nem hino, mas tem um brasão: Riscas verdes são um símbolo da família Barros, os castelos simbolizam o Forte de S. José, casa do Príncipe.

Status político: Em análise pela ONU

Línguas: Língua Portuguesa

Capital: Forte de São José

Principe: D. Renato Barros

Independência: de Portugal, através da Carta Régia de D. Carlos I) 9 de Outubro de 1903

Moeda: Euro (EUR)

Fuso horário UTC -1

Código telefônico +351





Mais informações acerca da lista CLUSTER