ARLA/CLUSTER: German TV closes the last two 50 MHz transmitters

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 10 de Dezembro de 2007 - 18:27:24 WET

Colegas

Não estejam a "afiar" o dente para uns 50MHz "limpos e sem caroço" Já em
2008  o consórcio DRM espera standarizar o DRM para frequencias até
120MHz,  implementando assim o  DRM+.

http://www.drm.org/pdfs/NARROWBAND%20DIGITAL%20BROADCASTING_WITH-THE_DRM_SYSTEM_IN_BANDS-I-AND-ll.pdf

Ou os emissores estão afinadinhos e aí creio que não haverá problemas, ou
vamos ter um estardalhaço mais "horrendo" que os sincronismos da TV. A boa
noticia é que a banda ocupada pelo DRM+ é bem menor do que a ocupada pela TV
(100KHz máximo para multimedia  e HiFI, por canal), sendo que no entanto,
poderá ser esta a QRG escolhida para emissões locais e regionais em DRM
plus. De toda a forma, não creio que existam incompatibilidades entre os
amadores e o DRM+, mesmo vindo este a ser transmitido em banda I. Quem viver
muito perto de um emissor de DRM plus e estiver a utilizar uma frequencia
muito proxima, pode eventualmente escutar o sopro do DRM+.

73 de CT4RK

Em 10/12/07, antonio matias <ct1ffu  hotmail.com> escreveu:

> transmitters

> transmitters
>
> De facto os X-meters de TV em 48mhz têm os dias contados na Europa e mais
> tarde ou mais cedo o emissor em CT também vai acabar.
>

> Haviam dois, como o colega Costa disse, mas o de Valença do Douro já
> findou a sua actividade este ano.
>
> Apenas de mantem o da Lousã em 48,242 mhz.
>
> A mim, não me incomoda nada este emissor, no entanto o de EA que está em
> 48,250 já perturba imenso.
>
> pois é neste canal que estão a maioria das estações em Africa.
>
> Por mim podia acabar já hoje.

> [...]

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta.
Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).