ARLA/CLUSTER: German TV closes the last two 50 MHz transmitters

antonio matias ct1ffu hotmail.com
Segunda-Feira, 10 de Dezembro de 2007 - 14:01:21 WET

Caro Colega João Costa.
Espero bem que nunca !
Gosto muito da banda dos 50mhz e nosso o emissor de TV RTP (42,242mhz) é um óptimo indicador de propagação.
É o nosso melhor beacon, ( 40kw) sempre no ar!
Tem sido de grande utilidade para monitorização das aberturas intercontinentais e está sempre em constante recepção em Inglaterra para a medição da cadência de Meteoros. (G7IZU)
O QRT  das estações TV nestes canais são sempre de grande decepção para os DX’r em VHF. Pelo mundo fora há colegas  que se dedicam exclusivamente a receber estações de TV nestes canais.
Eu Próprio tenho imagens recebidas das TV’s do Kenia, Zimbabué, Guiné-Equatorial,  e uma infindável lista de Europeias.
Era uma pena estas coisas acabarem não acha?
73’s CT1FFU

> From: joao.a.costa  ctt.pt> To: cluster  radio-amador.net> Date: Mon, 10 Dec 2007 13:48:48 +0000> Subject: ARLA/CLUSTER: German TV closes the last two 50 MHz transmitters> > Pergunta-se, para quando o mesmo em Portugal...?> > João Costa> CT1FBF> > On November 27, German Television 'Das Erste' switched off its analogue TV-transmitter Grünten/Allgau on VHF-channel 2 and replaced it by a new digital DVB-T transmitter.> > The very last German channel 2 transmitter Göttelborner Höhe in Saarbrücken will be switched off on December 13.> > This means that the ban of Amateur Radio transmissions on 50 MHz within the protection zones of 200 by 200 kilometres around these transmitters is to be lifted.> > Switching off of these two last transmitters finally gives all German class A-licencees a free and undisturbed 6m band.> > Also in Switzerland (Bantiger/Bern) and Austria (Jauerling) the last VHF channel 2 transmitters were closed down in late November> > Fonte: www.southgatearc.org> > _______________________________________________> CLUSTER mailing list> CLUSTER  radio-amador.net> http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça  o MSN Mobile!
http://mobile.live.com/signup/signup2.aspx?lc=pt-br