Re: ARLA/CLUSTER: Hf sem propagação

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 7 de Dezembro de 2007 - 21:51:16 WET

*E tambem esse "meteorológico" da propagação é para a zona do Pacifico. aqui
tem andado mais ou menos. Como diz o colega FFU, os 80m e os 40m tem andado
bem. A semana passada escutei estações sul americanas nos 80m.*
*quanto aos SSN, o colega Matias diz que não há manchas, mas há!...Esta
semana tem estado na casa das 29...É pouco! ja devia andar por volta de
50/60*
*More information, please go to
**http://www.spaceweather.com/*<http://www.spaceweather.com/>
**
*Vejam só a maravilha dos anos 60*

Sunspot index graphics The monthly (blue) and monthly smoothed (red) sunspot
numbers for the latest five cycles.

 *E agora vejam a "desgraça em que nos encontramos*

Sunspot index graphics The daily (yellow), monthly (blue) and monthly
smoothed (red) sunspot numbers since 1994, together with predictions for 12
months ahead:

SM (red dots) : classical prediction method, based on an interpolation of
Waldmeier's standard curves;

CM (red dashes) : combined method (due to K. Denkmayr), a regression
technique coupling a dynamo-based estimator with Waldmeier's idea of
standard curves.
*E aqui uma previsão até 2015:*

*73 de CT4RK*

Em 07/12/07, antonio matias <ct1ffu  hotmail.com> escreveu:

> Caro
>
> Colega Mariano
>

> Há sempre por onde escolher....
>
> Tenho feito óptimos QSO's nos 160m estes dias, muita manteiga rançosa mas
> também coisinhas boas hi hi
>
> Como o colega bem sabe, quando há baixa actividade solar e o MUF em F2 não
> chega ás altas frequências, temos a vantagem da pouca absorção da camada D
> nas baixas frequências.
>
> Os 160m e os 80m têm andado muito bons.
>
> Este novo ciclo solar tarda em arrancar e já lá vão uns meses que não
> aparecem manchas solares.

> [...]

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta.
Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).