REF: ARLA/CLUSTER: Incidente na Frequência 145.200 FM

Riky hfvhfuhf gmail.com
Quinta-Feira, 23 de Agosto de 2007 - 16:31:58 WEST

Colega Roland.
No tempo da banda do cidadão, recordo-me de juntarmo-nos em grupos e partir à caça do infractor,quando o localizava-mos, fazia-se uma vertical e expunha-se o que estava mal e propunha-se uma solução, resultou sempre e muitas das vezes acabava em harmonioso vitaminico.
Na frequência em causa, existem meios para triangular,localizar a emissão.
Ora julgo que perante os modos e faixas de frequência atríbuidas na nossa zona IARU, seja fácil resolver a questão, em último caso fazemos como no CB.
Esta é a minha opinião, porque prefiro pensar que quem criou o link, foi no
sentido de proporcionar uma nova tecnologia aos outros Radioamadores.
Vamos lá resolver isto serenamente, afinal somos uma família com dotes especiais, não se pisem.
Sempre ouvi dizer "A falar é que nos entendemos".
Boas férias ou trabalho.
73, Riky.

-----Mensagem Original-----
De: "Roland Gomes" <ct2jhu  gmail.com>
Para: cluster  radio-amador.net
Enviado: 21-08-07 10:04
Assunto: ARLA/CLUSTER: Incidente na Frequência 145.200 FM

Estimados colegas desde a algum tempo que tenho vindo com alguma frequência
a chamas a Estação Espacial Internacional (ISS - NA1SS). Contudo ainda não
tive sucesso muito embora já a tenha escutado em cambio com outras estações,
este último quando no dia 4 de Agosto com os escuteiros Ingleses. Foi de tal
forma a emoção que me deixou os cabelos dos braços em pé. Colegas que
partilharam a recepção do QSO e quem não escutou passei a gravação que fiz
que modéstia a parte está de se lhe tirar o chapéu.

Bem mas vamos ao que se tem vindo a passar,  nas vezes que tenho chamado a
NA1SS, " sempre que o Orbitron me dá a informação que esta ao alcance" lá
estou eu a tentar, muito embora saiba que devido aos problemas que se
depararam com o Vaivém " uma placa de protecção que se soltou" tenha também
a noção que provavelmente estou a chamar em vão, contudo em quanto há vida
há esperança, até aqui tudo bem não fosse o Echo Link que está em
145.200FM, realmente não compreendo porque ali está, ainda pior não
compreendo quem
lá o activou, ou pior reconheço a ignorância de que lá o activou, reconheço
que certamente anda desactualizado, certamente é mais um daqueles "quero lá
saber, que se lixe" pois bem certamente que quem opera a estação já deve ter
escutado uma centena de vezes o estupor do Echo Link, o que fez com que
ficasse imune as chamadas que são feitas á NA1SS quando está em posição de
ser chamada. Certamente muitas coisas, certamente que não é digno de Rádio
Amador tamanho desrespeito. Pois quando estava a chamar a NA1SS eis que o
Echo Link começa a falar por cima da minha chamada, passo a 145.800 FM para
escutar, quando volto aos 145.200 FM, começou em QSO vindo não sei de onde
onde ainda tive oportunidade de ouvir " quem é este gajo que práqui veio com
conversa em inglês era inglês não era ..... (*sem comentários*)", que
remédio tive se não sobre modular o brilhante QSO, quando por fim desisti de
chamar (pois na terceira tentativa o QSO lá continuava e não fazia intenções
de terminar) parei para reflectir e pensar se valeu apenas estudar, fazer
exame, seguir regras de boa conduta etc.. etc... etc... mas isto não se
passa só nos 145.200 FM isto está a acontecer por toda a banda de VHF
inclusive já escutei uma comercial, isto para não falar de conversa de
(alhos e bugalhos). A minha questão é simples será que vale a pena investir
em equipamento em antenas em formação !!
Será que o esforço de ter uma conduta de respeito, de querer bem representar
Portugal num concurso Nacional / Europeu / Mundial vale a pena ?! no meu
ponto de vista é claro que sim, um Homem vale pelas acções e atitudes que
pratica, pena é que quando estamos em DX por várias vezes já senti que do
outro lado o CT é escutado mas ......

Ainda á uns dias a trás falava com um colega em que lhe disse amigo João vou
apostar em antenas novas !!!! hoje e só passaram 2 dias pergunto a mim mesmo
gastar tanto dinheiro para daqui por uns dias ir tudo para o lixo !!!

" há 18 anos a trás fui utilizador da banda do cidadão deixei a banda porque
esta se tornou deplorável e imprópria"

Há 2 anos tirei a carta de amador, desde essa data tenho assistido a um
decréscimo de qualidade e de quantidade de pessoas que utilizam as bandas
para conversar, trocar ideias, começaram as portadoras, depois as portadoras
com musica, e já chegamos ás ofensas, ..... onde é que eu já vi isto á 18
anos a trás !!!!!

Por este andar um dia destes deixará de fazer sentido tudo aquilo em que
acreditei, tudo aquilo em que aspirei vir a fazer de bom ......

Começo a ficar cansado a perder a vontade, não quero ser apontado como um
vilão, como um Homem sem carácter, como um Homem sem princípios.

A todos os que me ajudaram ao longo destes 2 anos apenas o meu Obrigado pelo
vosso contributo em enriquecer o meu conhecimento.

CT2JHU - Roland