ARLA/CLUSTER: Incidente na Frequência 145.200 FM

listas_ct1eat sapo.pt listas_ct1eat sapo.pt
Terça-Feira, 21 de Agosto de 2007 - 11:50:10 WEST

Caro Colega

Como se diz no Alentejo, "Nã desmoreça"!
Desde os tempos da MIR que há esse tipo de problemas.
Na altura não havia Echolinks, mas a MIR operava em simplex
(nos 145.550, creio), que era a mesma frequência de um QSO
local diário na zona de Lx. Quando a propagação estava boa,
as interferências mútuas eram inevitáveis. E os confrontos
verbais frequentes... Sempre argumentei que seria mais fácil
mudar a QRG do QSO local do que a da MIR, mas em vão...
Quanto ao problema actual, acho que deve apresentar o caso
na ANACOM, e estou certo que será resolvido a seu favor.
Por outro lado, se ainda não tem, acho que vale a pena
investir num rotor de azimute e elevação e, naturalmente,
antenas direccionais. Uns Watt extra também ajudam...
Dessa forma, não só o Echolink deixará de "fazer concorrência"
no uplink (em bom rigor apenas faz quando a ISS se encontra +/-
abaixo de 20 graus de elevação), como aumenta as suas
hipóteses á escala europeia. Pode também evitar escutar a
frequência do uplink. Não resolve nada, mas chateia-se menos.
Por último sugiro, se ainda não o fez, que subscreva a lista
SAREX e/ou visite a página do ISS fan club. Lá encontra as
ultimas infos sobre o status actual dos vários sistemas da
ISS. A propósito, quando há EVA's e/ou visitas do Shuttle
(como sucedeu nos últimos dias), o equipamento de amador
é desligado (é um procedimento de segurança da ISS) pelo
que as possibilidades de QSO são nulas.
Boa sorte

73 F.Costa, CT1EAT
www.qsl.net/ct1eat

Citando Roland Gomes <ct2jhu  gmail.com>:

> Estimados colegas desde a algum tempo que tenho vindo com alguma frequência
> a chamas a Estação Espacial Internacional (ISS - NA1SS). Contudo ainda não
> tive sucesso muito embora já a tenha escutado em cambio com outras
> estações,
> este último quando no dia 4 de Agosto com os escuteiros Ingleses. Foi de tal
> forma a emoção que me deixou os cabelos dos braços em pé. Colegas que
> partilharam a recepção do QSO e quem não escutou passei a gravação que
> fiz
> que modéstia a parte está de se lhe tirar o chapéu.

> [...]

O SAPO já está livre de vírus com a Panda Software, fique você também!
Clique em: http://antivirus.sapo.pt