ARLA/CLUSTER: Re: Ainda as canas de pesca

Jorge Santos nobre.santos netvisao.pt
Sexta-Feira, 3 de Agosto de 2007 - 10:20:59 WEST

> [...]
> voltarem a enfiar uns dentro dos outros; assim utilizo fita vulcanizada nas
> junções. As canas servem dois propósitos, suporte para a antena e mastro. A
> fixação da antena é também realizada com fita vulcanizada, braçadeiras de
> plástico e fita cola isoladora de boa qualidade, umas por cima de outras.
> Todas as partes metálicas e soldaduras  são besuntadas e com vaselina. Na
> base, a distancia entre fixadores, deverá ser 10% da altura da Cana ; assim
> se a cana tem 7mts de altura, a distancia é cerca de 70cm e podes reforçar o
> interior com tubos de PVC de secções inferiores.

Eu pratico outro sistema:

As junções das secções levam araldite nos interiores, com muito jeito
introduz-se a secção interior dentro da exterior e puxa-se energicamente
por forma a evitar o contacto da araldite com toda a estrutura interior.
A base é sempre feita com um tubo de aluminio externo ao ultimo
elemento, que como as secções são cónicas é preenchido no seu extremo
mais estreito com araldite, em certas antenas que tenho feito esta
ultima secção é composta por uma guia de onda ou elemento ressonante de
1/4 onda para o fim a que a antena se destina (só tenho feito VHF e UHF).

Tenho uma spiderbeam feita para os 10, 12, 15, 17 e 20 metros uma
estrutura de 49 m2 de superfície feita com as ditas e aguenta-se.

73' de Jorge Santos - CT2JIB