ARLA/CLUSTER: Plano de Banda para os "ECHOLINKS"

Carlos Neves (CT3FQ) ct3fq ct3team.com
Quinta-Feira, 19 de Abril de 2007 - 11:12:14 WEST


Bom dia João,

Penso que a análise à  problemática dos "echolinks" - cujo 
funcionamento  não tem nada a ver com radioamadorismo - deve ser mais 
generalista e pensada. Na minha opinião o problema não se resume a  
escolher a melhor frequência para que o "echolink" não chateie os 
radioamadores.

Penso que   antes de tudo, deve-se pensar no global e, por exemplo, 
começar por obter respostas  às  seguintes questões:

1) Permitir os "echolinks" e não permitir os links entre repetidores não 
é contrasenso da ANACOM? Qual é a diferença?
2) Não permitir a ligação entre a rede telefónica pública  (phone patch) 
e os radios, e permitir o "echolink"?  Um é digital e outro é analógico? 
E se for por GSM?


Tenham dó! Ou autorizam tudo, ou mandem os "echolinks" para os 24GHz!


E para terminar :  - o mais engraçado  disto tudo é  saber que o meu 
colega   CT3??  conseguiu um  "Echolink DXCC"  :-)
e  já agora proponho-vos  o "Skype DXCC", o "Messenger DXCC", o 
"VoIPBuster DXCC" !

73
CT3FQ

Carlos Neves

João Gonçalves Costa wrote:

>Prezados Colegas.
>
>Penso que seria de todo o interesse começar-se a discutir um Plano de Banda para a instalação em Portugal dos Echolink (Internet Voice Gateway) e para que de uma vez por todas não se assista á  proliferação selvática de Echolink "pessoais" em especial em VHF em frequências que nunca deveriam ser utilizadas para esse efeito. Existem ou já existiram echolinks a trabalhar em 144.300 MHz ou em 145.500 MHz, para se ter uma ideia, pois como sabem estas frequências são recomendas para outros fins pela IARU-Região I à décadas. 
>
>Por uma  breve pesquisa concluiu-se que pelo menos duas organizações da IARU-REGIÃO I, a DARC-Deutscher Amateur-Radio-Club  e a RSGB-Radio Society of Great Britain contemplam  nos seus Planos de Bandas frequências para este novo sistema de comunicação á disposição dos radioamadores.
>
>Por sua vez, a IARU-Região I num seu documento datado de Março de 2007, consultavel em: http://www.iaru-r1.org/Newsletter_45.pdf dava conta da discussão tida em Viena no "Meeting" de 24 e 25 de Fevereiro onde o tema foi abordado; documentos B19 e B25, e onde se pretende um consenso na definição futura de segmentos ou frequências tanto em VHF como em UHF destinadas a este modo de comunicação.
>
>A DARC define duas frequências em VHF; 144.962,5 MHz e 144.975 MHz(canalização de 12,5 KHz) http://www.darc.de/vus/daten/2m.pdf e  quatro frequências em UHF; 432.800, 432.825, 432.850 e 432.875 MHz(canalização de 25 KHz) http://www.darc.de/vus/daten/70cm.pdf como sendo o recomendado para a instalação destes equipamentos.
>
>A RSGB define um sem numero de frequências  espalhadas tanto em VHF como em UHF para a implementação destes dispositivos, ver em: http://www.feldhellclub.org/rsgb%20band%20plan%203.pdf 
>
>Existe, no entanto, informalmente, uma discussão em alguns países que deixaram de ter repetidores com desfasamento de 1,6 MHz em UHF para que se utilizem os canais de saída destes ex-repetidores, como segmento de banda em UHF para os "Echolinks". Assim, está a sugerir-se que se utilize esta faixa "vaga" no Plano de Banda da IARU - Região I,  para a instalação dos Echolinks entre 434.600 a 434.975 MHz  com uma canalização de 25 KHz, principalmente devido ao elevado numero de possíveis instalações e principalmente para que estejam concentrados todos num segmento especifico na Banda de 70 cm e não dispersos.
>
>Como sabem, em Portugal, e por proposta da ANACOM os "Echolink "integrados futuramente nas estações de uso comum, conhecidas e somente licenciáveis como as estações dos clubes ou associações, por exemplo, ficaram restritos á Banda dos 70 cm  e não serão permitidos repetidores, ou seja, cada ligação será apenas composta por um equipamento transceptor, uma antena e obviamente um PC ligado á Internet. Nesta parte, a LART - Liga de Amadores de Radio Transmissões que se tem destacado nesta área e que difunde duas conferencias, sendo a principal a Lusofona, tem a maior parte dos seus Echolinks já em UHF a partir de 434.500 MHz para cima.
>
>Em Portugal e devido ás interferências  dos LPD`s  está a utilizar-se a frequência de 434.500 MHz ao invés de 433.500 MHz para Chamada Móvel (Freq. de chamada em Concursos em FM).
>
>Na minha modesta opinião penso que a "terceira via" entre 434.600 a 434.975 MHz com uma canalização de 25 KHz seria a mais adequada de modo a poder albergar num só segmento as múltiplas conferencias difundidas por este meio e que hoje "selvática"  e descontroladamente pululam nas bandas ao belo desígnio individual.
>
>Gostaria de ter a vossa opinião sobre o tema.
>
>João Costa
>CT1FBF
>
>_______________________________________________
>CLUSTER mailing list
>CLUSTER  radio-amador.net
>http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
>
>  
>





Mais informações acerca da lista CLUSTER