ARLA/CLUSTER: Plano de Banda para os "ECHOLINKS"

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 18 de Abril de 2007 - 16:51:57 WEST


Prezados Colegas.

Penso que seria de todo o interesse começar-se a discutir um Plano de Banda para a instalação em Portugal dos Echolink (Internet Voice Gateway) e para que de uma vez por todas não se assista á  proliferação selvática de Echolink "pessoais" em especial em VHF em frequências que nunca deveriam ser utilizadas para esse efeito. Existem ou já existiram echolinks a trabalhar em 144.300 MHz ou em 145.500 MHz, para se ter uma ideia, pois como sabem estas frequências são recomendas para outros fins pela IARU-Região I à décadas. 

Por uma  breve pesquisa concluiu-se que pelo menos duas organizações da IARU-REGIÃO I, a DARC-Deutscher Amateur-Radio-Club  e a RSGB-Radio Society of Great Britain contemplam  nos seus Planos de Bandas frequências para este novo sistema de comunicação á disposição dos radioamadores.

Por sua vez, a IARU-Região I num seu documento datado de Março de 2007, consultavel em: http://www.iaru-r1.org/Newsletter_45.pdf dava conta da discussão tida em Viena no "Meeting" de 24 e 25 de Fevereiro onde o tema foi abordado; documentos B19 e B25, e onde se pretende um consenso na definição futura de segmentos ou frequências tanto em VHF como em UHF destinadas a este modo de comunicação.

A DARC define duas frequências em VHF; 144.962,5 MHz e 144.975 MHz(canalização de 12,5 KHz) http://www.darc.de/vus/daten/2m.pdf e  quatro frequências em UHF; 432.800, 432.825, 432.850 e 432.875 MHz(canalização de 25 KHz) http://www.darc.de/vus/daten/70cm.pdf como sendo o recomendado para a instalação destes equipamentos.

A RSGB define um sem numero de frequências  espalhadas tanto em VHF como em UHF para a implementação destes dispositivos, ver em: http://www.feldhellclub.org/rsgb%20band%20plan%203.pdf 

Existe, no entanto, informalmente, uma discussão em alguns países que deixaram de ter repetidores com desfasamento de 1,6 MHz em UHF para que se utilizem os canais de saída destes ex-repetidores, como segmento de banda em UHF para os "Echolinks". Assim, está a sugerir-se que se utilize esta faixa "vaga" no Plano de Banda da IARU - Região I,  para a instalação dos Echolinks entre 434.600 a 434.975 MHz  com uma canalização de 25 KHz, principalmente devido ao elevado numero de possíveis instalações e principalmente para que estejam concentrados todos num segmento especifico na Banda de 70 cm e não dispersos.

Como sabem, em Portugal, e por proposta da ANACOM os "Echolink "integrados futuramente nas estações de uso comum, conhecidas e somente licenciáveis como as estações dos clubes ou associações, por exemplo, ficaram restritos á Banda dos 70 cm  e não serão permitidos repetidores, ou seja, cada ligação será apenas composta por um equipamento transceptor, uma antena e obviamente um PC ligado á Internet. Nesta parte, a LART - Liga de Amadores de Radio Transmissões que se tem destacado nesta área e que difunde duas conferencias, sendo a principal a Lusofona, tem a maior parte dos seus Echolinks já em UHF a partir de 434.500 MHz para cima.

Em Portugal e devido ás interferências  dos LPD`s  está a utilizar-se a frequência de 434.500 MHz ao invés de 433.500 MHz para Chamada Móvel (Freq. de chamada em Concursos em FM).

Na minha modesta opinião penso que a "terceira via" entre 434.600 a 434.975 MHz com uma canalização de 25 KHz seria a mais adequada de modo a poder albergar num só segmento as múltiplas conferencias difundidas por este meio e que hoje "selvática"  e descontroladamente pululam nas bandas ao belo desígnio individual.

Gostaria de ter a vossa opinião sobre o tema.

João Costa
CT1FBF




Mais informações acerca da lista CLUSTER