RE: ARLA/CLUSTER: Um fórum para quando?

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 2 de Abril de 2007 - 18:12:26 WEST


Prezado Luis - CT2GZB.

Muito obrigado por levantares esse tópico na Lista, que é uma preocupação da Moderação desde sempre.

A aproximadamente um ano foi solicitado aos inscritos, por um breve inquérito, que nos dessem ideias sobre a evolução da Lista.

 Em relação ao reduzido numero dos que responderam, uma maioria significativa sempre optou por uma Lista onde não existisse publicidade de qualquer espécie como condição primeira, como é este o caso, pois estamos num servidor de um nosso associado que graciosamente e sem qualquer encargo nos alberga neste domínio.

 Chamo a atenção que a manutenção periódica de um domínio e de um servidor com hardware e software eficaz e actual é baste onerosa anualmente. Não nos podemos esquecer que a ARLA dispõem de um reduzido numero de sócios e as suas verbas vêem quase e em exclusivo da quotização que devido a várias vicissitudes decorrentes do nosso estado económico nacional tem sido bastante fraca. Também não nos podemos esquecer que este é somente um dos variados projectos que esta associação mantém não só para os sócios como também para a comunidade em geral. 

Por causa de condicionalismos legais e económicos e nos actuais moldes, sem publicidade, é sempre necessário que o administrador encontre software que preencha essas condições para gestão do servidor entre outras

Uma ideia era evoluir para algo parecido com uma Lista Yahoo ou para um Fórum, no entanto esta ultima, pela dispersão de temas necessita para ser eficaz que um ou mais moderadores, que periodicamente "alimentem" as diferentes áreas para manter o interesse dos utilizadores. 

Não é eficaz nem aconselhável que uma determinada área esteja sem tópicos activos por 3 a 6 meses. Alias, por uma breve analise feita a diversos fóruns sobre radioamadorismos ficamos com a ideia que uma Lista tipo Yahoo, com as funcionalidades que esta dispõem, ser mais apelativa. Pelos temas abordados aqui periodicamente, também concluímos que uma "seccionização" ainda não seria útil, pois não dispomos de "massa critica" de utilizadores activamente participantes e diversidade de tópicos discutidos em simultâneo que o justifiquem.

Brevemente, é nossa preocupação, lançar um novo inquérito, que esperamos, mais participativo, sobre a evolução da Lista e sobre as hipóteses que o administrador no apresentará dentro da premissa de manter sem publicidade e "gratuitamente" a nossa domiciliação.

João Costa
CT1FBF
Moderador da Lista ARLA/CLUSTER



-----Original Message-----
From: cluster-bounces  radio-amador.net
[mailto:cluster-bounces  radio-amador.net]On Behalf Of José Luis Proença
(CT2GZB)
Sent: segunda-feira, 2 de Abril de 2007 15:15
To: cluster  radio-amador.net
Subject: ARLA/CLUSTER: Um fórum para quando?


Caros colegas.

Sou daqueles que pouco participa nas discussões mas acompanho-as todas com muito interesse.
Confesso que não aprecio muito o sistema de mail list mas à falta de outra coisa este serve.
Por que não criar um fórum? 
Eu por exemplo, como em outros países, criei um a custo zero dedicado a um determinado modelo de automóvel. O servidor é gratuito (temos é que *levar* com a publicidade do servidor) no caso de criar um, e que se tenha que dar uma pequena contribuição, contem comigo.

É só a minha opinião.

73 de CT2GZB - José Luis.
_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster




Mais informações acerca da lista CLUSTER