ARLA/CLUSTER: Ai as valvulas !!!!

Gomes ct1hix sapo.pt
Domingo, 1 de Abril de 2007 - 02:31:14 WEST

Agradeço a resposta .
Eu já temia que assim fosse .
Poderei substituir o zener por uma série de diodos, para depois curto
circuitando um a um conseguir o valor de corrente correcto .
Desculpem tanta pergunta mas ...

73 ct1hix

----- Original Message -----
From: "Carlos Mourato" <radiofarol  gmail.com>
To: "Resumo Noticioso Electrónico ARLA" <cluster  radio-amador.net>
Sent: Sunday, April 01, 2007 12:19 AM
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Ai as valvulas !!!!

Estimado colega
Esse diodo Zener é que estabelece a tensão de polarização para a 3-500Z.
Assim aconselho a colocar um zener com o valor original, para que a corrente
de repouso da valvula seja correcto. A alteração para uma tensão mais
elevada, faz com que a corrente de repouso baixe e logo o angulo de condução
da valvula se afaste mais da linearidade.Tambem, e se tiver conhecimentos
para isso, poderá substituir o zener por um circuito electronico ajustavel,
(existem por aí na net varios esquemas) e assim pode ajustar devidamente a
corrente de repouso da valvula. Toda a forma tenha em atenção que a corrente
de repouso varia com o estado da valvula, mas essa variação não deve ser
muito significativa.

73 de CT4RK
Carlos Mourato

Em 31/03/07, Gomes <ct1hix  sapo.pt> escreveu:

> Caros colegas
> Por obra e graça veio parar a minha mão um linear de HF que usa uma 3-500z
> ,cujo filamento não acendia. Depois de reparar  o circuito de alimentação
> do
> filamento que estava aberto  verifiquei que existia um zener de 13 Volt
> 10W
> em curto circuito .No esquema do equipamento, o valor do zener que devia
> alteração ?
> O fabricante diz que com o linear no "ar" sem qualquer excitação, deveria
> [...]

BPL/PLC ......No thanks!!!
Best 73 from:
regards from:
CT4RK